“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Em Portugal, o primeiro hub de produtos brasileiros

“A Casa Brasiliana é um projeto inédito, inovador, de promoção de produtos brasileiros. É um projeto que viabilizará negócios com mercados fora do Brasil para empreendedores de pequeno e médio portes, cooperativas e associações que já desenvolvem produtos diferenciados e competitivos no exterior”, explicou Marco Lessa, CEO do grupo M21 e idealizador da Casa Brasiliana e do Chocolat Festival, um dos principais eventos do gênero no mundo, que aconteceu de 19 a 22 de outubro em Portugal, também no WOW.

Entre as primeiras categorias que estarão na Casa Brasiliana estão cafés gourmet, chocolates, cacau, geleias e doces, charutos, biojoias, artes e artesanato, artefatos indígenas e bebidas. Todos sustentáveis, o que é um pré-requisito do projeto. 

“A Casa Brasiliana foi criada para atender o pequeno empreendedor, que tem um produto sustentável de alta qualidade, faz parte da cadeia produtiva da bioeconomia do país, com grande potencial pra exportar, ser melhor remunerado e reconhecido no mundo todo, sem depender apenas das esporádicas e seletivas missões governamentais. Ficam aguardando para participar de uma feira, que quase sempre acontece apenas uma vez por ano, muitas vezes sem capacitação prévia, sem sequência ou ações pós feira. Nós vamos dar sustentação a essas ações o ano inteiro, buscando resultados e conversão. Queremos o melhor do Brasil nas prateleiras do mundo”, contou Lessa.

A Casa Brasiliana tem no seu principal eixo aprimorar a relação entre os países das mais diferentes maneiras. Desde trazer a prospecção de traders, participação em eventos, apoio aos empresários brasileiros até a realização de eventos. O espaço ainda garantirá assessoria jurídica, contábil e aduaneira, além de apoio de grandes organismos como a embaixada brasileira. Um dos objetivos também é aumentar a taxa de conversão de negócios e criar uma rede profissional de contatos e apoios para quem quer empreender ou mostrar seus produtos fora do Brasil. A escolha de Portugal não foi mero acaso e toda concepção da Casa Brasiliana foi feita para que o projeto tenha contrapartida para todas as partes.

“Para Portugal, o projeto vai gerar visibilidade, empregos e divisas. Também vai atrair investidores de outros países e do Brasil que possam fazer parcerias, processar, por exemplo, uma matéria-prima brasileira que possa ser industrializada ou possa ter uma etapa da sua manufatura em Portugal. E a partir do momento em que começarmos a gerar negócio, transformamos Portugal numa central de distribuição. Trazendo o produto brasileiro para cá, fazendo o armazenamento aqui, vamos gerar imposto e emprego para Portugal. Além disso, vamos promover o turismo de negócios, com rodadas entre empresários, convidando investidores para cá. O Brasil pode fazer Portugal maior. E Portugal pode fazer o Brasil melhor”, completou o criador da Casa Brasiliana.

 Fontes: Câmara Portuguesa e Mundo Lusíada

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas em que se perpetua a maneira de ser da comunidade é uma realidade. Nossas festas, nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia, na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos nossos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua segunda reunião de Diretoria de 2024, em 22 de fevereiro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou que está muito atento em favor do avanço da entidade com o devido planejamento e com a participação do trabalho de muitos diretores do Conselho.
A cidade do Rio de Janeiro vai receber mais uma edição da iniciativa “Vinhos de Portugal no Brasil” nos dias 7, 8 e 9 de junho no Jockey Club Brasileiro. Já em São Paulo, o evento terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de junho e será realizado de quinta a sábado no Pavilhão da Bienal de São Paulo no Parque do Ibirapuera.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo