“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros celebra 50 anos

Vale lembrar que a língua portuguesa entrou no meio acadêmico francês através da Universidade de Sorbonne, em Paris, desde a primeira guerra mundial, há mais de 100 anos, tendo-se alargado, a partir da década de 1950, a um conjunto de grandes universidades regionais, disse à Lusa a diretora do departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Aix-Marseille, Ernestine Carreira.

“A descoberta das culturas lusófonas foi acompanhada pela chegada de centenas de milhares de O Departamento de Português conta atualmente com sete professores e mais de 80 alunos de países tão diversos como o Brasil, Portugal e Senegal, mas também da Alemanha, Cabo Verde, Angola, Estados Unidos, Equador, Argentina, Itália e muitos outros.

De acordo com a responsável, o século XXI trouxe mutações importantes do ensino do português em França com a monopolização progressiva do ensino secundário pelo inglês e o espanhol. “Várias universidades acabaram até com os diplomas de português mantendo apenas, mas nem sempre, um ensino opcional”. O departamento de Aix-en-Provence (Provença) optou, a partir de 2012, pela especialização do português na área do turismo cultural e patrimonial. Nesse mesmo ano foi construído o Campus Schuman, onde se localiza o departamento linguístico lusófono.

Foi inaugurada   a exposição “Portugal/Provence, regards croisés” (olhares cruzados), que comemora os 200 anos da fundação do Consulado Geral de Portugal em Marselha, e “dá visibilidade a uma realidade histórica por enquanto não conhecida: 200 anos de trocas e contactos de cultura comum”, segundo Ernestine Carreira. “Retrata principalmente a história do Consulado e abre campo para o futuro: pensar o patrimônio de memória em modo feminino”, referiu. “Da marquesa de Alorna à infanta Leonor (futura imperatriz da Alemanha), sem falar das rainhas D. Maria Pia e D. Amélia… Provence e Portugal conjugam-se hoje em modo plural, mas sobretudo feminino”, concluiu.

Fontes: Luso Jornal e Mundo Lusíada

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo