“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Museu Imperial lança livro sobre D. Pedro II e suas relações com Portugal

A publicação, que recebeu o apoio da Embaixada de Portugal em Brasília e do Instituto Camões, foi produzida com base nos documentos relativos às viagens de D. Pedro II, com destaque para os diários das viagens ao território português. O livro representa um importante instrumento de pesquisa, pois permite conhecer mais detalhes da relação de D. Pedro II com Portugal, país de seu pai e onde manteve diversas redes de sociabilidade familiares e político-culturais.

Ilustrada principalmente com imagens do acervo do Museu Imperial, a publicação ainda apresenta na íntegra, de forma inédita, o álbum oferecido ao imperador, em 1872, pelo fotógrafo Joaquim Coelho da Rocha, com fotografias que retratam vistas, edifícios e monumentos de Lisboa e arredores, sobretudo os relacionados à história da dinastia de Bragança.

Os diários escritos pelo imperador D. Pedro II, outro conjunto documental preservado no Museu Imperial, deram origem à obra e são apresentados em trechos relativos às estadas em Portugal. Essas preciosas evidências referentes às viagens de D. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo, foram inscritas no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo e reconhecidas pela UNESCO, em 2013, como patrimônio documental da Humanidade.

Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas, historiadora e pesquisadora da Área de Pesquisa, e Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, são os organizadores do livro. Eles dividem a autoria dos textos com os pesquisadores portugueses Isabel Corrêa da Silva e Jorge Alves, e os brasileiros Danielle Ribeiro de Castro-Mansano, Arno Wehling, Fabiano Cataldo e Frederico Ferreira.

Radicado em Lisboa, o fotógrafo Joaquim Coelho da Rocha, memorizou monumentos e edifícios visitados por D. Pedro II e sua comitiva durante a primeira viagem a Portugal, em Lisboa, desde sua chegada ao Lazareto. Os registros desses locais, feitos pelo fotógrafo, constituíram o álbum ofertado como presente a D. Pedro II.

O compilado de fotografias pouquíssimo conhecido pertenceu, de fato, a D. Pedro II, sendo incorporado ao acervo do Museu Nacional somente após o exílio da família imperial. Em 1922, foi transferido para o Museu Histórico Nacional, para compor o acervo do novo museu, e, com a criação do Museu Imperial, na década de 1940, foi transferido para esta instituição, onde desde então está sob a guarda do Arquivo Histórico.

O livro “D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades” está disponível na loja do Museu Imperial. O evento de lançamento foi realizado no dia 20 de dezembro de 2023, no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro. Na ocasião, também foi lançada a marca do Bicentenário do nascimento de D. Pedro de Alcântara, D. Pedro II do Brasil, que acompanhará todas as ações do Museu Imperial até o final de 2025.

 Serviço

Livro: “D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades”
Editora: Museu Imperial
Páginas: 292
Museu Imperial – Rua da Imperatriz 220, Centro – Petrópolis – RJ.
(61) 3521 4455

Fontes: revistamuseu.com.br e Mundo Lusíada

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo