“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Passaporte português entre os cinco mais poderosos do mundo

O Henley Passport Index, ranking que classifica quais passaportes do mundo dão acesso a mais destinos sem necessidade de visto prévio, divulgou recentemente uma lista em que o documento português aparece em quinto lugar. Essa vantagem reforça ainda mais a importância da aquisição de uma segunda cidadania, especialmente a portuguesa, como uma vantagem estratégica para quem deseja iniciar um processo de imigração.

De acordo com Patricia Valentim, diretora executiva da CV Assessoria Internacional, empresa de assessoria em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, o governo português disponibiliza diversos programas aos seus cidadãos. “Em casos em que a segunda cidadania está vinculada a países signatários de acordos específicos, surgem oportunidades únicas, possibilitando a elegibilidade para vistos que simplificam a entrada em diferentes regiões”, destaca.

Obter a segunda cidadania, notadamente a portuguesa, confere uma maior mobilidade e flexibilidade em termos de residência ou estudo, o que é especialmente benéfico para aqueles que desejam explorar oportunidades em diferentes nações. “É crucial reconhecer que cada situação é única e vários fatores influenciam o processo de imigração para diferentes partes do mundo. Habilidades profissionais, histórico educacional e outros elementos desempenham papéis importantes nesse processo”, destaca Patrícia.

Diferentemente dos cidadãos brasileiros, os portugueses têm um acordo bilateral com os Estados Unidos, o que permite sua entrada no país sem a necessidade de visto de turista ou de negócios, por até 90 dias. “Isso torna a parte burocrática das viagens algo mais ágil, seja para negócios, turismo ou encontros familiares”, finaliza.

Fonte: Mundo Lusíada

O Advogado André Pinto de Sousa, integrante do CCLB, sempre atento à cultura e à história luso-brasileira, nos destaca um texto que tem início há mais de dois séculos e que faz parte de seu rico acervo. Ele faz questão de divulgar esta interessante história e compartilhá-la em nosso site.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua primeira reunião de Diretoria de 2024, em 22 de janeiro, às 18h30, em uma sala especial da Associação Portuguesa de Desportos localizada no bairro do Canindé, na Capital. Na oportunidade, ao lado do de Antero José Pereira, presidente do CCLB, esteve presente Antonio Carlos Castanheira, presidente da Portuguesa. Com a participação de muitos diretores do Conselho, o encontro revestiu-se de otimismo por um novo ano repleto de trabalho e de perspectivas promissoras.
Boa notícia para os dois países: a Companhia TAP Air Portugal comemora 56 anos de ligação ao Estado de São Paulo com reconhecimento da parceria com o governo estadual através da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (SETUR-SP).
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo