“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Planejamento e confiança marcam primeira reunião do ano do CCLB

O presidente Castanheira disse sentir-se honrado em acolher na sua

Associação, “que também pertence a todos vocês”, os diretores do Conselho para uma maior interação em meio aos propósitos já perfilados pela comunidade. O presidente, Antero, por sua vez, ressaltou que com esta acolhida, o Conselho sentiu-se reconhecido pelos esforços empreendidos em favor de ações desenvolvidas para manter a cultura e a tradição dos luso-brasileiros.

Com um passo à frente, o Conselho resolveu antecipar-se em relação às comemorações do primeiro semestre envolvendo toda comunidade, uma vez “que é preciso planejamento, com grande envolvimento do nosso comitê social do Conselho para determinar o que precisamos, quanto poderemos despender para realizar bons trabalhos, entre tantos outros itens”, argumentou o presidente Antero. Ele estava se referindo, em primeiro lugar à data de 22 e abril, dia do Descobrimento do Brasil, quase não comemorado pela população brasileira. 

Já ficou acertado que o Conselho fará uma comemoração com almoço no dia 21 de abril, no domingo, uma vez que o dia 22 de abril é uma segunda-feira, e não será feriado. Tudo deverá acontecer na Comunidade Gebelinense de São Paulo, localizada em Mairiporã, com as devidas atrações que serão divulgadas nos próximos meses. Por sua vez, o presidente Castanheira, da Portuguesa, ofereceu suas dependências para as festividades de 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas promovidas pelo Conselho e com a participação de todas as casas. Em meio à reunião, os conselheiros apresentaram inúmeras ideias para esta data tão importante para a comunidade. 

Após o encontro do Conselho, todos os presentes dirigiram-se ao restaurante Cais do Porto, de propriedade da empresária e integrante do CCLB, Teresa Morgado, ocasião em que foram recepcionados por um coquetel bem à portuguesa.

O Advogado André Pinto de Sousa, integrante do CCLB, sempre atento à cultura e à história luso-brasileira, nos destaca um texto que tem início há mais de dois séculos e que faz parte de seu rico acervo. Ele faz questão de divulgar esta interessante história e compartilhá-la em nosso site.
Boa notícia para os dois países: a Companhia TAP Air Portugal comemora 56 anos de ligação ao Estado de São Paulo com reconhecimento da parceria com o governo estadual através da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (SETUR-SP).
Portugal é o país europeu que vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. A cultura, o clima, a proximidade com a língua e, além de tudo, os benefícios em se viver por lá, são alguns dos fatores que atraem os brasileiros para as terras portuguesas. Para se ter uma ideia, segundo os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), dos mais de 980 mil estrangeiros que vivem legalmente em Portugal, quase 400 mil são brasileiros.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo