“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
São Paulo presente na Bolsa de Turismo de Lisboa

Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo participa deste importante evento. Entre outros itens destaca a forte e diversificada gastronomia paulista. “São 300 estabelecimentos e produtores regionais de mais de 200 cidades paulistas que integram o nosso Programa Sabor de SP, a maior iniciativa de valorização da gastronomia do país. A missão é tornar SP o destino favorito do turista português e europeu, colocando o Estado na prateleira das agências de viagem internacionais”, ressalta Lucena. 

E continua: “São Paulo tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, além de ser um dos destinos de lazer e negócios mais completos do país. Quase a metade (45,7%) dos turistas portugueses que visitam o Brasil vêm para SP. Segundo a Embratur, Portugal é um dos principais emissores de estrangeiros para SP. Em 2023, foram mais de 83 mil visitantes portugueses em SP, superando a pandemia”. De acordo com projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o Estado deve ultrapassar os 49 milhões de turistas até dezembro, número recorde da série histórica, gerando 46 mil novos postos de trabalho formais diretos e movimentando R$ 304 bilhões.

Vale ressaltar que o estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) neste ano conta com 32 coexpositores. O foco da promoção deste ano contará com ativações de experiências de cinco segmentos prioritários: Sol e Praia, Natureza, Gastronomia, Cultura e Turismo de Luxo. A Prefeitura de São Paulo também está presente na BTL 2024 representada pela Secretaria Municipal de Turismo e tem um estande dedicado à cidade de São Paulo no pavilhão 4, que concentra os destinos internacionais. Conta com um ambiente de encontros e atendimento aos visitantes, além de um espaço dedicado ao Mercado Municipal Paulistano, ícone da arquitetura neoclássica na cidade e espaço gastronômico que está ganhando cada vez mais importância como ponto turístico.

A comunidade sabe como preservar sua história e sua cultura. As entidades lusas reúnem significativo público para comemorar e mostrar suas potencialidades frente ao mundo moderno, sem perder suas raízes. Participem!
O CCLB realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 29 de agosto, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial, uma vez que o Conselho promoveu, com muito sucesso, o espetáculo musical: “O Fado e Suas Lembranças”.
O secretário de Estado das Comunidades disse, recentemente em Macau, que Portugal tem de estender o ensino da Língua Portuguesa a países de nova emigração, onde não existe oferta.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo