“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de Abril comemora-se a libertação de Portugal de uma longa e opressiva ditadura, que começou em 1926.

Muitas autoridades estiveram presentes nesta cerimônia reunindo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário; o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, embaixador António Pedro da Vinha Rodrigues da Silva; o presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira do Estado de São Paulo (CCLB), Antero José Pereira; o presidente do Conselho Deliberativo do CCLB, Antônio de Almeida e Silva; Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Aldo Rebelo, representando o prefeito Ricardo Nunes e Sérgio Gomes do Centro Cultural 25 de Abril.

Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB disse “que a Revolução dos Cravos ou, se preferirem, a Revolução do 25 de abril de 1974 que este ano comemora 50 anos, preconiza a difusão dos valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal, representando e unindo e engrandecendo a comunidade luso-brasileira e o seu valioso movimento associativo. Este é um dos objetivos do nosso Conselho, instituição fundada em 1981, congregando ações e realizações que despontam sem distinção de sexo, cor, credo político, religioso, condição social, destacando a importância do movimento associativo”.

O presidente ainda ressaltou o que considera fundamental para o Conselho: preservar, manter e desenvolver os valores históricos e culturais que unem Brasil e Portugal; engrandecendo e difundindo os laços existentes entre portugueses e brasileiros; valorizar a imagem dos luso-brasileiros as relações econômicas e comerciais entre Brasil e Portugal; exercer a representação da comunidade luso-brasileira do Estado de São Paulo nos assuntos de interesse público, apoiando a tolerância e opondo-se a atitudes discriminatórias de qualquer espécie. 

“Este é o momento de recordarmos este valor da liberdade que foi obtido em abril de 1974, sem armamento, e a partir daí palavras como Liberdade e Democracia começaram a fazer sentido para todos os portugueses. Por último, nós, portugueses e luso-descendentes olhamos sempre para o futuro tal como fizemos nas grandes Epopeias Marítimas. Viva o Brasil e Viva Portugal”, concluiu Antero Pereira.

Durante esta comemoração, no Largo Mestre de Aviz, houve apresentação, desde às 11h00, do grupo Folclore e Etnografia Região Autónoma da Madeira, Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, Rancho Folclórico Português Aldeias da Nossa Terra, Grupo Folclórico Adulto da Casa da Ilha da Madeira, cantora Maria Emília, e fechando a programação às 18h30, com show de Rodrigo Leal. Tudo isso com diversificada gastronomia lusa. Grande e importante festa. 

Ao final, houve a inauguração do Monumento ao 25 de Abril, no Largo Mestre de Aviz, no Jardim Lusitânia. A peça é do escultor português José Aurélio. A peça em aço e bronze tem sete metros de altura.    

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo