“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
CCLB prepara-se para 10 de junho: Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

Ao começar a reunião, o presidente fez questão de destacar o bom resultado do ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” que emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 21 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, com início às 11h30. “Acontecimento grandioso do nosso Conselho que reuniu um público de 340 pessoas”, informou Antero Pereira. Também foi comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Junto à sua diretoria, foram discutidos os detalhes do ato solene pelo10 de junho sob a responsabilidade do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, que é o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Tudo irá acontecer no dia 15 de junho, sábado, às 17h00, no Salão Nobre da Associação Portuguesa de Desportos, no bairro do Canindé, Capital. “A Bandar Militar estará presente e algumas personalidades serão homenageadas durante a cerimônia, com a medalha Valentim dos Santos Diniz. Após o ato solene haverá apresentação do cantor Rodrigo Leal, num tributo ao seu pai, Roberto Leal, que será uma oferta do Consulado Geral de Portugal”, disse o presidente do Conselho. 

Muitos conselheiros se manifestaram durante a reunião do Conselho, a exemplo de Fábio Toledo Ferreira que informou sobre o encerramento da Semana Cultural de Portugal, dia 9 de junho em cerimônia no Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas. Outro conselheiro, Franhklin Antero de Sá Pereira, presidente da Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, além de comentar sobre o sucesso da comemoração de 22 de abril, adiantou que “assim plantamos uma semente reunindo grande parte da comunidade luso-brasileira”. Por sua vez, o presidente do CCLB afirmou que “precisamos pensar em idealizar mais um evento no segundo semestre de 2024”.

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas em que se perpetua a maneira de ser da comunidade é uma realidade. Nossas festas, nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia, na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos próximos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
Portugal e Brasil renovaram, por mais cinco anos, um memorando de entendimento de apoio às aulas de língua portuguesa na Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS), segundo fontes oficiais da Lusa.
A Direção-Geral das Artes, a Funarte e o Programa Ibermúsicas assinaram, em 21 de maio, um Protocolo de Cooperação com a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para a criação de instrumentos de cooperação cultural que promovam o intercâmbio dos agentes culturais e artísticos dos Estados-Membros da CPLP e dos países do espaço Ibero-Americano que integram o Programa.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo