“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Ato solene do Conselho comemorou com excelência o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Abrindo a solenidade, o Presidente do Conselho, Antero Pereira, ressaltou a importância das comemorações do 10 de Junho, e o valor histórico de personagens como Luís de Camões, o maior poeta da Língua Portuguesa. “Essa comunidade é para manter vivas as tradições dos nossos antepassados, para podermos transmitir aos nossos filhos, nossos herdeiros, nossos amigos e comunidades onde vivemos tudo aquilo que lembra e relembra o que é o nosso Portugal, o nosso comer, o nosso beber, as nossas festas e as nossas danças. Viva Portugal, Viva o Brasil e Viva todos nós”, declarou Antero.

Inúmeras personalidades prestigiaram este ato, como o cônsul-geral de Portugal, Embaixador Antonio Pedro Rodrigues da Silva: o cônsul adjunto Jorge Marques; Samo Tosatti, Chefe da Assessoria Internacional do Governo de São Paulo – Casa Civil; Antônio Carlos Castanheira, Presidente da Associação Portuguesa de Desportos; Renato Afonso Gonçalves, Presidente em exercício da Casa de Portugal, Antônio de Almeida e Silva – Presidente do Conselho Deliberativo do CCLB e da Casa de Portugal de São Paulo e Marcelo Guerra – Vice-Presidente do CCLB.

Representando Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo, Samo Tosatti, Chefe da Assessoria Internacional do Governo de SP, esteve presente pela primeira vez em um evento da comunidade portuguesa, segundo ele, a pedido do próprio governador Tarcísio de Freitas que é cidadão português e preza muito pela comunidade. “É fundamental ter esse tipo de evento para fortalecer a comunidade e a cultura no Brasil, sobretudo em São Paulo que é uma cidade multiétnica, multicultural, é importante que a comunidade portuguesa seja ativa, até porque é a maior comunidade estrangeira em São Paulo”, fundamentou Tosatti e complementou: “E hoje Portugal é o segundo principal destino dos brasileiros no exterior. Portugal que tanto contribuiu para o Brasil, agora muitos brasileiros estão devolvendo essa contribuição, em mão-de-obra, trabalhando e colaborando para geração de emprego e renda em Portugal”.

Antônio de Almeida e Silva, Presidente do Conselho Deliberativo do CCLB, valorizou a comemoração da data realizada pelo CCLB na casa mais portuguesa de São Paulo. Já o cônsul-geral Antonio Pedro Rodrigues da Silva, destacou a intensidade das relações bilaterais. “Portugal e o Brasil, com sua história comum, multissecular, partilham um rico e fecundo percurso nesta cidade através das suas gentes construindo ao longo de gerações pelas sucessíveis vagas de portugueses, ao longo das gerações que aqui se instalaram e encontram acolhimento e abrigo”.

Após os pronunciamentos das autoridades, o Conselho prestou homenagens para alguns destaques da comunidade, condecorando-os com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz. Eis os laureados: Embaixador Antonio Pedro Rodrigues da Silva; empresário Benjamim Siqueira Barreira; Fernando José Moredo, do Grupo Trasmontano; advogado Franklin Antero de Sá Pereira, presidente da Comunidade Gebelinense de SP; João Marques da Cruz, presidente da EDP Energias do Brasil; Jorge Miguel de Jesus Leite Longa Marques, cônsul-geral adjunto em SP; empresário Roberto Vilela e Valdir Pereira Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde. 

Depois da solenidade teve um coquetel servido no anexo do salão pela diretora do CCLB, Teresa Morgado. Para encerrar a noite, aconteceu o espetáculo “Tributo a Roberto Leal” conduzido pelo cantor Rodrigo, filho de Roberto, cuja apresentação foi oferecida pelo Consulado Geral de Portugal, especialmente para esta noite. Sucesso geral.

Em tempo: O Conselho fez questão de citar, em agradecimento, a participação da Banda da Polícia Militar, além dos porta-bandeiras de grupos folclóricos da Casa de Portugal Praia Grande, Casa do Minho de SP, Casa dos Açores, Associação Portuguesa de Desportos, Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, Rancho Folclórico Verde Gaio de Santos, Rancho Vilas de Portugal, Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira, Associação Luso-Brasileira de Beneficência Madeirense, Rancho Aldeias da Nossa Terra, Rancho do Arouca SP Clube, e Grupo Folclórico Cruz de Malta de Santos.

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou reunião de Diretoria de 2024, em 26 de junho, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, começou o encontro muito orgulhoso pelas ações realizadas pelos conselheiros no evento de 15 de junho, em relação às comemorações de 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Poeta, professora, filósofa, romancista e contista mineira Adélia Prado conquista o principal prêmio literário da língua portuguesa, o Prêmio Camões. A decisão foi divulgada no dia 26 de junho de 2024, pelo Ministério da Cultura de Portugal.
Importante evento integra Brasil e Portugal. Trata-se do 10º Colóquio DIAITA (diaita é uma palavra de origem grega que, em português, significa dieta), Luso-brasileiro de Patrimônio, História e Culturas da Alimentação acontecerá na Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra, em Portugal nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2024.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo