“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Arnaldo Antunes é o autor homenageado do Festival Escritaria 2024

“Em Penafiel, o Escritaria celebrará a poesia e a música de Arnaldo Antunes, duas expressões indissociáveis no seu universo artístico, que se estende ainda para as artes visuais e o cinema”, lê-se numa comunicação do município. Para a autarquia, “Arnaldo Antunes é uma referência cimeira da cultura brasileira”, sendo autor de mais de 20 livros, entre poesia e infantojuvenil, e vencedor de dois prémios Jabuti (1993 e 2016), com os livros “As coisas” e “Agora aqui ninguém precisa de si”.

Natural de S. Paulo, Brasil, Arnaldo Antunes é “um dos expoentes máximos da poesia concreta”, “movimento artístico nascido nos anos de 1950 e devedor do futurismo”, refere-se ainda, dando-se nota de que “esta poesia se caracteriza pelo seu vanguardismo, experimentalismo e profunda relação com as artes visuais”.

Na música a sua impressão digital é forte, desde os anos 1980 com a banda Titãs, passando por uma carreira a solo cheia de sucessos de público e crítica, culminando com o grande sucesso que foi a sua colaboração com Marisa Monte e Carlinhos Brown no projeto Tribalistas.

O festival dedicado aos escritores de língua portuguesa vai perpetuar o nome do escritor, à semelhança dos autores homenageados anteriormente, com uma silhueta e uma frase sua, num espaço público da cidade, entre outras atividades.

Ao longo de 16 anos, o festival literário de Penafiel já homenageou Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal, Germano Almeida e Ana Luísa Amaral e Miguel Esteves Cardoso

Fonte: Lusa

As entidades lusas estão sempre prontas para proporcionar lazer, cultura, entretenimento e alegria para a nossa comunidade. Encontros, arte, gastronomia, folclore e muita história estão à disposição dos interessados levando-se em conta a tradição e os costumes de nossa gente. Confiram.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 28 de novembro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos por presidente Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial: o jantar de confraternização de final de ano marcado para o dia 11 de dezembro de 2024.
A Ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues, apresentou, no final de novembro, o programa de comemoração dos 500 anos da morte de Vasco da Gama no Mosteiros dos Jerônimos, em Lisboa, onde há um túmulo dedicado ao capitão da primeira armada europeia que alcançou à Índia e deu início à relação regular entre a Europa e o Oriente.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo