“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Morre em São Paulo o Comendador Antonio dos Ramos

Por mais de três décadas, o Comendador Antonio dos Ramos liderou com generosidade e dedicação a Casa de Portugal, a mais importante entidade luso-brasileira de São Paulo” informa uma das principais instituições luso-brasileiras. “Nossa eterna gratidão ao Comendador Antonio dos Ramos, que tanto contribuiu e se dedicou à comunidade luso-brasileira. Sua atuação tornou a Casa de Portugal uma referência na promoção cultural e um pilar fundamental na nossa comunidade” traz ainda a associação.

Também a Embaixada de Portugal em Brasília divulgou mensagem de condolências à família e aos associados da Casa de Portugal. E o Presidente da República lamentou a morte do Comendador António dos Ramos e enviando condolências família e amigos, louvando o seu papel à frente dos destinos da Casa de Portugal em São Paulo. “O Comendador contribuiu decisivamente para a valorização da identidade cultural do nosso país no Brasil, ajudando a reforçar os laços entre os dois países e povos” traz a nota de Marcelo Rebelo de Sousa.

O velório aconteceu em Funeral Home em São Paulo, no dia 27 de julho, 

História

Antonio dos Ramos nasceu em 19/01/1942, em Vilarelho da Raia – Chaves – Portugal. Era casado com Selene Fátima de Oliveira Ramos, natural de Anadia, Portugal, com quem tem duas filhas: Ana Carolina de Oliveira Ramos e Flávia de Oliveira Ramos.

Ele Chegou ao Brasil em 1959, com 17 anos de idade. Em 1960 fundou a firma Ramos Representações Ltda e iniciou a carreira de vendedor viajante no ramo de autopeças. Em 1963, fundou, em sociedade com os irmãos Frederico dos Ramos e João Batista dos Ramos, a Ginjo AutoPeças Ltda., distribuidora de peças para automóveis, caminhões e tratores para todo o Brasil, hoje uma das maiores empresas do País no ramo.

Em 1994, também em sociedade com os irmãos Frederico e João, iniciou as obras de restauro do Forte de São Francisco, um Monumento Nacional do século XVII, em Chaves, Portugal, que se encontrava em estado de total abandono, transformando-o numa das mais cintilantes joias da hotelaria, inaugurado em maio de 1997 pelo presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Antonio dos Ramos foi vice-presidente da ANDAP – Associação Nacional dos Distribuidores de AutoPeças de 1972 a 1996; vice-presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras de 1985 a 2000; presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo de 1993 a 2005; presidente da Casa de Portugal de São Paulo com a primeira gestão iniciada em 1985, e transformou-a na entidade singular na difusão da cultura portuguesa no Brasil.

Em 1987, Mário Soares, presidente de Portugal, em visita oficial ao Brasil, condecorou-o com a Comenda Medalha do Infante Dom Henrique e, nesse mesmo ano de 1987, foi condecorado pelo Governo Brasileiro com a Medalha de Honra ao Mérito do Trabalho. Em 1994, a Câmara Municipal de São Paulo, atribuiu-lhe o título de Cidadão Paulistano e em 2000 a Câmara Municipal de Chaves atribuiu-lhe a Medalha da Cidade.

Fonte: Mundo Lusíada.

A comunidade sabe como preservar sua história e sua cultura. As entidades lusas reúnem significativo público para comemorar e mostrar suas potencialidades frente ao mundo moderno, sem perder suas raízes. Participem!
O CCLB realizou mais uma reunião de Diretoria de 2024, em 29 de agosto, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema especial, uma vez que o Conselho promoveu, com muito sucesso, o espetáculo musical: “O Fado e Suas Lembranças”.
O secretário de Estado das Comunidades disse, recentemente em Macau, que Portugal tem de estender o ensino da Língua Portuguesa a países de nova emigração, onde não existe oferta.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo