“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
CCLB: primeira reunião de janeiro com grandes atividades

“Vamos comemorar esta data alusiva ao Descobrimento do Brasil e à Comunidade Luso-Brasileira. Tudo vai acontecer na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã no dia 27 de abril, um domingo, a partir das 11h30. Haverá antes do almoço, um ato solene, uma vez que nosso Conselho vai homenagear 10 personalidades da nossa comunidade que merecem ser reconhecidas pelos seus empenhos, ações e trabalhos”, explicou o presidente Antero.

Todos os conselheiros foram unânimes em desejar um ótimo 2025 aos participantes e cada um expôs as atividades de suas casas, as comemorações, os projetos de crescimento de cada unidade, como por exemplo, o Churrasco em favor da provedoria relatado pelo conselheiro Oscar Ferrão. Por sua vez, Fabíola Carvalho fez o convite para o Almoço Tradicional Arouquense no próximo dia 9 de fevereiro, no Arouca São Paulo Clube, com a seguinte atração: R.F.P. Aldeias da Nossa Terra. 

Importante também o tema que o primeiro secretário do Conselho, João Manuel Vieira de Carvalho discorreu durante a reunião: “participei, em dezembro/2024, do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora, na cidade de Faro, cujo objetivo visa a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro a Portugal, além da divulgação da cultura portuguesa, a criação de intercâmbios com associações sediadas em território nacional, bem como a capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa, dinâmicas de grupos, candidaturas e execução de projetos”.

E continuou: “em relação aos projetos, o governo português concede apoios financeiros às associações portuguesas. Para isso, a associação deve existir há mais de um ano, ter em seu corpo diretivo portugueses ou luso descendentes e desenvolver projetos que tenham como objetivo a cultura, esporte, música, datas comemorativas, alusivas a Portugal, como o dia 22 de abril, 25 de Abril e 10 de Junho. Há um prazo para envio dos projetos para o posto consular (até 31 de dezembro) e no próprio site do Consulado de Portugal há informações a respeito de como se candidatar ao apoio mencionado, sendo que há critérios que serão verificados e a candidatura poderá ser indeferida”, explicou o secretário João Manuel.

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas em que se perpetua a maneira de ser da comunidade é uma realidade. Por isso nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia e na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos próximos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou reunião de Diretoria de 2026 em 28 de maio, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou que está sempre atento em favor do desenvolvimento da entidade, com o devido planejamento e com a participação do trabalho dos diretores do Conselho.
Anunciou o município, que pretende afirmar-se “como um espaço de encontro, criação e futuro”, justifica o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo