“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Casa de Portugal inaugura busto em homenagem a António dos Ramos

A cerimônia reuniu familiares, amigos, associados e autoridades, e reafirmou o legado de um homem cuja vida foi inteiramente dedicada à comunidade luso-brasileira. O evento contou com discursos emocionantes de figuras que conviveram de perto com o Comendador António dos Ramos e reconheceram sua liderança generosa e incansável. 

O presidente da Casa de Portugal, Dr. Renato Afonso Gonçalves, abriu a cerimônia destacando o espírito de união e compromisso com que António dos Ramos conduziu a instituição por mais de três décadas. Em seguida, discursaram o deputado estadual Paulo Fiorilo, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro da Vinha Rodrigues e a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Ângela Granda.

Fechando os pronunciamentos, o vice-presidente da Casa de Portugal, Dr. Antonio Almeida e Silva, compartilhou lembranças pessoais de trabalho e amizade, celebrando a visão de Ramos de uma Casa de Portugal aberta, acolhedora e viva. A presença da família do Comendador, com destaque para sua esposa, Selene dos Ramos, trouxe ainda mais emoção à noite, em especial durante os momentos de confraternização após os discursos.

O novo Hall Monumental abriga agora um busto do Comendador, obra simbólica que passa a ocupar um lugar de destaque no edifício da Casa de Portugal. Mais do que uma homenagem estática, o espaço foi pensado como local de referência, onde as novas gerações possam conhecer a trajetória de liderança e serviço de António dos Ramos.

Fonte: Mundo Lusíada em Casa de Portugal

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas que se perpetuam exibe a realidade da maneira de ser da comunidade. Nossas comemorações, nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia, na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos nossos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria, em 15 de maio de 2025, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos por Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema muito especial: a importante data de 10 de junho.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, realizou, nos dias 24 e 25 de maio de 2025, a primeira edição da “Virada Cultural Literária de São Paulo – Virada Lusófona”, evento que integrou a programação oficial da Virada Cultural 2025 e foi realizado integralmente na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital. Esta iniciativa teve entrada gratuita e aberta ao público.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo