“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Revolução dos Cravos: quando Portugal escolheu a liberdade

A ação contou com o apoio popular e rapidamente ganhou as ruas, em Lisboa e em outras cidades, marcando o fim de quase cinco décadas de ditadura. A Revolução dos Cravos foi o início de um novo Portugal, que caminharia rumo à democracia plena. Em um gesto simbólico que sintetiza o espírito daquele dia, os cravos entregues por uma florista aos soldados foram colocados nos canos de suas armas. Era um levante armado, mas pacífico, que não desejava sangue, e sim mudança. Cinquenta anos depois, o 25 de Abril é celebrado não apenas como data nacional em Portugal, mas como um exemplo de transição democrática para o mundo. A memória do que foi conquistado permanece viva na arte, na música, na literatura e, sobretudo, na sociedade portuguesa — que se refez com coragem, esperança e compromisso com a liberdade.

Cinquenta e um anos depois, o 25 de Abril é celebrado não apenas como data nacional em Portugal, mas como um exemplo de transição democrática para o mundo. A memória do que foi conquistado permanece viva na arte, na música, na literatura e, sobretudo, na sociedade portuguesa — que se refez com coragem, esperança e compromisso com a liberdade.

Para Antero José Pereira, presidente do CCLB – Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, “este é o momento de recordarmos este valor da liberdade que foi obtido em abril de 1974, sem armamento, e a partir daí palavras como Liberdade e Democracia começaram a fazer sentido para todos os portugueses. Por último, nós, portugueses e luso-descendentes olhamos sempre para o futuro tal como fizemos nas grandes Epopeias Marítimas. Viva o Brasil e Viva Portugal”, concluiu Antero Pereira.

Fonte: Câmara Portuguesa

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas que se perpetuam exibe a realidade da maneira de ser da comunidade. Nossas comemorações, nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia, na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos nossos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria, em 15 de maio de 2025, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos por Antero José Pereira, presidente do CCLB. O encontro envolveu um tema muito especial: a importante data de 10 de junho.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, realizou, nos dias 24 e 25 de maio de 2025, a primeira edição da “Virada Cultural Literária de São Paulo – Virada Lusófona”, evento que integrou a programação oficial da Virada Cultural 2025 e foi realizado integralmente na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital. Esta iniciativa teve entrada gratuita e aberta ao público.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo