“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Onde se Fala Português

O português é falado por mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas como essa língua se expressa, se transforma e se enraíza em realidades tão diversas quanto o interior da Angola, uma ilha do Cabo Verde ou um bairro no Brasil? É essa a pergunta que orienta Guilherme Canever. “Minha proposta é que o leitor possa navegar por outras culturas através daquilo que mais nos aproxima, a Língua Portuguesa”, conta o escritor.   

Com um olhar atento às nuances culturais e políticas da lusofonia, Canever propõe um itinerário pouco comum na literatura de viagem pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que contempla diversas viagens por países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial. Há ainda um capítulo dedicado aos territórios onde o português ainda ecoa como herança, como Goa, Macau e Galiza.

O livro vai além da geopolítica. “Não é um livro de gramática histórica ou de fonologia, é obra de vida, de aventura e de amor a uma fraternidade específica, a lusófona”, conta Leandro Karnal na orelha do livro. Com estilo narrativo ágil e sensível, o autor relata deslocamentos fora das rotas turísticas, travessias de barco, hospedagens precárias e encontros memoráveis. Ao contar como a língua portuguesa se adapta e resiste em contextos adversos, Canever revela um projeto identitário em construção e traz na genética o gosto pela viagem e pelos livros. 

Nasceu em uma família de viajantes e escritores. Formado em Engenharia Florestal, dedica boa parte da sua vida às viagens para lugares que fogem das tradicionais rotas turísticas. Nessas jornadas, ele surpreende-se com a hospitalidade de gente simples, experimenta comidas exóticas, vê paisagens deslumbrantes e coleciona histórias, contadas nos livros “De Cape Town a Muscat: Uma Aventura pela África”, “De Istambul a Nova Délhi: Uma Aventura pela Rota da Seda”, “Uma Viagem pelos Países que Não Existem e Destinos Invisíveis”. “Onde se Fala Português – Uma Viagem pelos Países Lusófonos” é o seu quinto livro. 

Fonte: Mundo Lusíada

A comunidade sempre promove eventos para preservar a nossa história e nossa cultura, seja por intermédio da gastronomia, da música até das artes em geral. Anotem os programas que vão acontecer. Divulguem. Participem.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2025, em 28 de agosto, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB.
O novo sistema digital de entradas e saídas de estrangeiros na União Europeia (UE) começará a funcionar em 12 de outubro em 29 países, incluindo Portugal, com dados biométricos para substituir gradualmente o atual carimbo de passaportes.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo