“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
A atual emigração portuguesa no Brasil

A queda face a 2023 foi de 13%, acentuando a tendência de retração que já se vinha a verificar nesse ano, a diminuição tinha sido de 2,7%. Em contraste, em 2013, foram registadas 2.904 entradas de portugueses no Brasil, representando então 4,7% do total de migrantes. Desde então, a presença portuguesa perdeu peso relativo, atingindo agora valores “historicamente baixos”.

De acordo com dados do Observatório da Emigração portuguesa, os fluxos migratórios entre Portugal e Brasil mudaram substancialmente na última década. Entre os principais fatores estão a melhoria das condições econômicas em Portugal, a crescente atratividade de outros destinos europeus para emigrantes qualificados, e as dificuldades econômicas e administrativas encontradas por estrangeiros para se estabelecerem no Brasil.

Apesar do recuo nos números, a presença lusa no Brasil continua significativa em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde comunidades históricas mantêm viva a ligação cultural e empresarial entre os dois países. Muitos dos portugueses residentes no Brasil atualmente são empresários, profissionais liberais ou reformados.

Os dados analisados indicam ainda uma alteração no perfil dos emigrantes: a maioria tem mais de 40 anos, revelando o envelhecimento da comunidade e a escassez de novos fluxos migratórios de jovens portugueses para o Brasil. Iniciativas como o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, que facilita a integração de portugueses em território brasileiro, continuam em vigor, mas não têm sido suficientes para reverter o decréscimo de entradas.

Especialistas apontam ainda que a recente diversificação de destinos da diáspora portuguesa, incluindo países como o Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Angola, mostram uma reconfiguração das preferências migratórias, com o Brasil a perder protagonismo neste contexto.

Atualmente, não existem dados atualizados sobre o número de portugueses que vivem no Brasil. O último censo foi realizado em 2010 e indicou que residiam no país cerca de 138 mil pessoas nascidas em Portugal.

Fonte: Mundo Lusíada – por Igor Lopes

A comunidade sempre promove eventos para preservar a nossa história e nossa cultura, seja por intermédio da gastronomia, da música, das artes em geral. Anotem os programas que vão acontecer. Divulguem. Participem.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria, em 31 de julho de 2025, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos por Antero José Pereira, presidente do CCLB. Entre diversos temas, o encontro envolveu um muito especial: a importância dos eventos de todas as entidades.
O Atlantic Connection 2025 já tem data e local confirmados: será realizado no World Trade Center São Paulo, no dia 08 de agosto de 2025, e promete consolidar-se ainda mais como o maior evento empresarial dedicado a empresários e empresárias brasileiras interessados em internacionalizar seus negócios para Portugal e Europa.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo