Na oportunidade, o presidente Antero ressaltou a importância de se antecipar o calendário de eventos das associações, para o próximo ano de 2026, “para não haver coincidências de datas das comemorações e assim, com a coordenação de datas, todos nós poderemos participar e comemorar as festividades que fomentam nossa cultura luso-brasileira”, disse o presidente do Conselho. Acrescentou que para este segundo semestre de 2025, está planejado um Festival de Fados e também um jantar de confraternização.
Os participantes deste encontro do CCLB ficaram muito orgulhosos em receber o presidente da Casa de Portugal do município paulista de São Carlos, Paulo Gabriel Almeida de Sousa Palo, fundada em 25 de julho de 2019 como resultado de um esforço conjunto de portugueses e luso-brasileiros, moradores desta cidade. Agradecendo a acolhida dos integrantes do Conselho, Palo explicou “que se trata de ‘um braço’ do governo de Portugal em São Carlos”. Ele é presidente e também fundador desta Casa de Portugal.
Com esta visita do presidente da Casa de Portugal de São Carlos, muitos conselheiros salientaram “a importância de trazer para o nosso Conselho os grupos luso-brasileiros que assim fortalecem a nossa cultura e as nossas raízes”. Diante deste cenário, o advogado André Pinto de Sousa, ativo integrante do Conselho manifestou sua decisão em “pesquisar e conhecer mais comunidades luso-brasileiras do Estado de São Paulo para incrementar a relação entre o Interior do Estado e o Conselho e se aproximar mais do associativismo”. Tantos outros temas foram considerados, como a importância da proximidade entre o Conselho e Consulado Geral de Portugal em São Paulo, “para assim mantermos mais viva a nossa tradição, entre outros itens”, salientou Franhklin Antero de Sá Pereira, diretor jurídico do CCLB. Também esteve em pauta a Provedoria Luso-Brasileira, entidade que desempenha um papel importante na assistência e representação da comunidade portuguesa no estado de São Paulo, e sempre necessita de ajuda.