“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Começa dia 12 de outubro novo Sistema Digital para entradas de estrangeiros na União Europeia

O anúncio foi feito pela Comissão Europeia, que definiu a data de início, explicando em comunicado que, “a partir de 12 de outubro, os Estados-membros começarão a introduzir gradualmente o sistema ao longo de um período de seis meses. As autoridades fronteiriças irão, progressivamente, registar os dados dos nacionais de países terceiros que cruzem as fronteiras. No final deste período, o sistema estará plenamente operacional em todos os pontos de passagem fronteiriça”, isto é, em abril de 2026.

O Sistema de Entrada/Saída (SES) é um sistema informático automatizado de registo de nacionais de países terceiros que viajam para estadas de curta duração (até 90 dias), sempre que atravessam as fronteiras externas de qualquer um dos países europeus que utilizam o sistema, entre os quais Portugal. O sistema recolherá dados biométricos, como impressões digitais, imagem facial e outras informações de viagem, substituindo gradualmente o atual sistema de carimbo de passaportes.

“O SES irá modernizar e melhorar a gestão das fronteiras externas da UE e fornecer dados fiáveis sobre as passagens de fronteira, detectar sistematicamente permanências superiores ao permitido e casos de fraude documental e de identidade e, assim, contribuirá para prevenir a migração irregular e proteger a segurança dos cidadãos europeus”, salienta o executivo comunitário na nota de imprensa.

A Comissão Europeia estima que, “com o uso acrescido de controles fronteiriços automatizados, viajar tornar-se-á mais simples e seguro para todos, pois o novo sistema cumpre os mais elevados padrões de proteção de dados e privacidade, garantindo que os dados pessoais dos viajantes permanecem protegidos e seguros”.

Nos próximos meses, a Comissão Europeia – em conjunto com a Agência da União Europeia para a Gestão Operacional de Sistemas Informáticos de Grande Escala no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça – continuará a monitorizar a implementação do sistema.

O SES vai abranger 29 países europeus, incluindo os da UE e associados a Schengen, o espaço europeu de livre circulação.

A comunidade sempre promove eventos para preservar a nossa história e nossa cultura, seja por intermédio da gastronomia, da música até das artes em geral. Anotem os programas que vão acontecer. Divulguem. Participem.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2025, em 28 de agosto, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB.
Um dos grandes ícones da música popular brasileira, Paulinho da Viola, estará em Portugal apresentando o seu espetáculo “Quando O Samba Chama”, em 29 de outubro, no Coliseu dos Recreios em Lisboa, e dia 1º de novembro na Casa da Música no Porto.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo