Durante a reunião foram analisados os atos solenes do Conselho para 2026, como o 22 de abril e o 10 de junho. “Já foi determinado que o ato de 22 de abril será comemorado em 26 de abril, um domingo, nas dependências da Comunidade Gebelinense de São Paulo, em Mairiporã, sob a tutela do conselheiro Franhklin Antero de Sá Pereira. Trata-se do dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Já a comemoração do 10 de junho, dia dedicado a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas acontecerá na Casa de Portugal, em 13 de junho, um sábado, na Casa de Portugal, bairro da Liberdade.
Na oportunidade, Guerra informou que há três anos não acontece nenhum reajuste para os associados do Conselho, e de acordo com o plano orçamentário para 2026, a nossa entidade informa que quem paga 80 reais passará a pagar 100 reais e quem pagar 130 reais passará a pagar 150 reais. “Nossa próxima reunião acontecerá no dia 30 de outubro e no outro mês a reunião, também do Conselho Deliberativo, será dia 27 de novembro. Faremos no dia 18 de dezembro, uma reunião do Conselho, às 18h30, no Cais do Porto e, em seguida nosso jantar de confraternização de final de ano”, informou Guerra.
Durante a reunião diversos associados se manifestaram sobre as festas que serão realizadas em suas associações, como na Comunidade da Ilha da Madeira, na Casa de Portugal de São Paulo, no Arouca, e tantas outras. São festividades com música, dança, gastronomia e até artesanato. Viva a cultura luso-brasileira.
Ao final deste encontro, Dr. André Pinto de Sousa, também conselheiro, falou sobre sua proposta de um site que está desenvolvendo para o projeto denominado “Ponto de Encontro” onde, para além da demonstração de colaboração, apresentou um trabalho que envolve instituições de Assistência Social. Disse que muito em breve exporá com detalhes esta ação importante para o CCLB.