“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Conselho já trabalha os atos solenes para 2026

Durante a reunião foram analisados os atos solenes do Conselho para 2026, como o 22 de abril e o 10 de junho. “Já foi determinado que o ato de 22 de abril será comemorado em 26 de abril, um domingo, nas dependências da Comunidade Gebelinense de São Paulo, em Mairiporã, sob a tutela do conselheiro Franhklin Antero de Sá Pereira. Trata-se do dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Já a comemoração do 10 de junho, dia dedicado a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas acontecerá na Casa de Portugal, em 13 de junho, um sábado, na Casa de Portugal, bairro da Liberdade. 

Na oportunidade, Guerra informou que há três anos não acontece nenhum reajuste para os associados do Conselho, e de acordo com o plano orçamentário para 2026, a nossa entidade informa que quem paga 80 reais passará a pagar 100 reais e quem pagar 130 reais passará a pagar 150 reais. “Nossa próxima reunião acontecerá no dia 30 de outubro e no outro mês a reunião, também do Conselho Deliberativo, será dia 27 de novembro. Faremos no dia 18 de dezembro, uma reunião do Conselho, às 18h30, no Cais do Porto e, em seguida nosso jantar de confraternização de final de ano”, informou Guerra. 

Durante a reunião diversos associados se manifestaram sobre as festas que serão realizadas em suas associações, como na Comunidade da Ilha da Madeira, na Casa de Portugal de São Paulo, no Arouca, e tantas outras. São festividades com música, dança, gastronomia e até artesanato. Viva a cultura luso-brasileira.

Ao final deste encontro, Dr. André Pinto de Sousa, também conselheiro, falou sobre sua proposta de um site que está desenvolvendo para o projeto denominado “Ponto de Encontro” onde, para além da demonstração de colaboração, apresentou um trabalho que envolve instituições de Assistência Social. Disse que muito em breve exporá com detalhes esta ação importante para o CCLB.

A comunidade sabe como preservar sua história e sua cultura. As entidades lusas reúnem significativo público para comemorar e mostrar suas potencialidades frente ao mundo moderno, sem perder suas raízes. Participem!
A partir deste mês de outubro de 2025, Portugal implementará um novo sistema de controle de fronteiras, substituindo os tradicionais carimbos no passaporte por validação eletrônica.
Uma réplica histórica da cama onde há 191 anos morreu o rei D. Pedro IV, no Palácio de Queluz, foi apresentada em 25 de setembro, no intuito de “melhorar” a visita ao monumento e “proporcionar uma oferta turístico-cultural diferenciada”.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo