Essa iniciativa visa aprimorar a segurança e o controle de entrada e saída de estrangeiros, alinhando-se ao sistema de Entrada/Saída (EES) que será adotado em todas as fronteiras do espaço Schengen. Essa mudança se aplica a cidadãos de países não pertencentes à União Europeia, incluindo aqueles que planejam estadas de curta duração (entre 90 e 180 dias), independentemente da necessidade de visto prévio. O principal objetivo é reforçar a segurança nas fronteiras, otimizando o monitoramento de quem entra e sai dos países que compõem o acordo de Schengen.
O processo de controle passará a incluir a coleta de dados biométricos, como quatro impressões digitais e uma fotografia atualizada. Essa medida aumentará o controle e a segurança das informações dos viajantes na Europa, facilitando a identificação de vistos vencidos ou de estadias que excedam o prazo permitido.
A transição do visto via carimbo para o visto eletrônico ocorrerá em fases, com a previsão de integração completa até abril de 2026. No entanto, em Portugal, essa mudança já estará em vigor a partir de 12 de outubro de 2025.
Fonte: Câmara Portuguesa