“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Região de Coimbra atrai turistas brasileiros

Entre janeiro e julho de 2025, mais de 919 mil viajantes se hospedaram na Região de Coimbra, registrando um crescimento superior a 4,2% em relação à média nacional. O mercado brasileiro tem desempenhado papel de destaque: em 2024, o número de visitantes do Brasil cresceu 8%, consolidando o país como o segundo principal mercado internacional da região, atrás apenas da Espanha.

“A nossa relação com o mercado brasileiro é altamente estratégica: o Brasil ocupa hoje a segunda posição no ranking de turistas internacionais da Região de Coimbra, enquanto no contexto nacional português aparece em sexto lugar. Esse avanço reflete o crescente interesse dos viajantes brasileiros por turismo de experiências, gastronomia e bem-estar, além do vínculo histórico e acadêmico fortalecido pela presença expressiva de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra”, destaca Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM-Região de Coimbra.

Um dos grandes diferenciais da Região de Coimbra é a autenticidade das experiências que oferece. Entre as principais estão as prestigiadas rotas de vinho da Bairrada e do Dão, os castelos e palácios históricos, o vasto patrimônio cultural, as aldeias tradicionais que parecem saídas de contos de fadas e uma gastronomia marcada por sabores genuínos — do leitão à Bairrada aos doces conventuais (são doces tradicionalmente criados em conventos e mosteiros da região) que preservam séculos de tradição, que garantiu a Coimbra a escolha como região europeia da gastronomia em 2023.

Para quem busca o segmento de luxo, a região reserva experiências exclusivas: jantares privados de alta gastronomia, degustações de vinhos e espumantes premiados, sessões de astroturismo e concertos intimistas de fado e música clássica em cenários de tirar o fôlego. Em 2024, Portugal recebeu mais de 31,6 milhões de visitantes, com mais de 1,08 milhão de brasileiros que tiveram uma permanência média de 19,8 noites.

Fonte: Turismo em Foco

A comunidade sabe como preservar sua história e sua cultura. As entidades lusas reúnem significativo público para comemorar e mostrar suas potencialidades frente ao mundo moderno, sem perder suas raízes. Participem!
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2025, em 27 de novembro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB.
Na noite de 17 de novembro, o Auditório Agostinho da Silva, na Embaixada de Portugal no Brasil, recebeu o lançamento do livro "Luso-Brasilidade Musical - A Influência da Música na Ligação entre Brasil e Portugal", da autoria do jornalista e escritor Luso-Brasileiro Igor Lopes. A sessão contará com a apresentação do Embaixador de Portugal no Brasil Luís Faro Ramos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo