Numa nota enviada à agência Lusa após o controle de fronteiras ter voltado a registar tempos de espera superiores a uma hora, o Ministério da Administração Interna (MAI) acrescentou que já há um aumento do número de e-gates (fronteira automática) desde julho, e um reforço dos recursos humanos da PSP afetos ao controle de fronteiras.
Este reforço inclui 48 agentes da PSP e o aumento para 34 postos de controle de documentos nas chegadas e 18 nas partidas. Na fronteira automática, passam a estar disponíveis 31 e-gates nas chegadas e 18 nas partidas. A medida visa agilizar o controle de fronteiras e melhorar a resposta aos passageiros no principal aeroporto do país.
A PSP controlou quase 6,3 milhões de passageiros nos aeroportos nacionais nos primeiros quatro meses deste ano, reconhecendo que, em determinados momentos, verificaram-se “tempos de espera superiores aos desejados” no controle de fronteiras.
Os dados provisórios hoje avançados pela Direção Nacional da polícia indicam que foram controlados, entre janeiro e abril, um total de 6.295.550 passageiros em todos os aeroportos nacionais, dos quais perto de 3,3 milhões ao entrarem em território nacional através das fronteiras aéreas e os restantes três milhões ao saírem de Portugal.
Fontes: Lusa e Diário de Notícias