“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Prêmio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

Este prêmio presta homenagem ao escritor Ferreira de Castro, nascido em Oliveira de Azeméis, em 1898, e que emigrou para o Brasil aos 12 anos, onde, cinco anos depois, publicando aqui o seu primeiro livro. Neste país, viveu em plena floresta amazônica durante quatro anos, tendo sido durante essa fase que o autor idealizou “A Selva”, sua obra mais conhecida.

Objetivo primordial desta nova premiação é promover e divulgar a língua e cultura portuguesas, atribuindo um prêmio de cinco mil euros a obras inéditas de portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, nos domínios da ficção, poesia e ensaio. Os vencedores de cada edição terão também direito a ver a sua obra publicada pela INCM.

As candidaturas serão avaliadas por um júri liderado pelo professor universitário Carlos Reis, especialista em estudos queirosianos e deverão ser apresentadas até 30 de maio, deste ano, para:
Imprensa Nacional-Casa da Moeda
A/C Unidade de Edição e Cultura
Rua da Escola Politécnica, n.º 135 1250-100 Lisboa

Conforme o regulamento do concurso:
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/GADG/Regulamento_Pr%C3%A9mio_Imprensa_Nacional-Ferreira_de_Castro.pdf
Mais informações em:
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/quem-somos/secretario-de-estado-das-comunidades-portuguesas/noticias-gsecp/814-premio-imprensa-nacional-ferreira-de-castro

A comunidade sempre promove eventos para preservar a nossa história e nossa cultura, seja por intermédio da gastronomia, da música até das artes em geral. Anotem os programas que vão acontecer. Divulguem. Participem.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2025, em 28 de agosto, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB.
O novo sistema digital de entradas e saídas de estrangeiros na União Europeia (UE) começará a funcionar em 12 de outubro em 29 países, incluindo Portugal, com dados biométricos para substituir gradualmente o atual carimbo de passaportes.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo