“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Projeto Reviver presta homenagem para os idosos da Provedoria

Para o presidente do Conselho, doutor Manuel Magno Alves, “este projeto nos permitiu divulgar o Lar da Provedoria, ao mesmo tempo em que resultou em um grande carinho para os idosos que precisam de atenção, afeto e calor humano, proporcionando a eles momentos especiais e de valorização. Foram expostas fotos dos idosos residentes, promovendo a inclusão social pós pandemia.”. A responsável pela exposição, a fotógrafa Taína Medeiros, entusiasmada, disse que puderam oferecer um Dia de Cinderela com momentos especiais para essas pessoas que tanto trabalharam pela comunidade.

Em um cenário aconchegante, a exposição contou com uma foto de cada idoso. E três deles estiveram presentes à exposição: José Ferreira de Carvalho, 89 anos, Laurinha da Silva, 90 anos e Valdemar da Silva, 94 anos. Taína explicou que cerca de 10 pessoas formaram um grupo de fotógrafa, assistentes, maquiadoras, cabeleireiro, manicure, vídeo maker e alguns voluntários que foram até o Lar da Provedoria para que eles não precisassem se deslocar.

Em resumo, o Projeto Reviver incluiu um miniensaio fotográfico com entrega de cinco fotos para cada idoso, além da produção de maquiagem, cabelo e unhas para todos os idosos, homens e mulheres. Durante a exposição houve a apresentação de um vídeo dos bastidores registrando cada momento. Importante: todas as fotos foram impressas no formato 15×21 e uma foi entregue com porta retrato para cada idoso. Iniciativa emocionante. Doutor Magno também fez questão de ressaltar que além de homenagear os residentes a exposição objetivou, também, a divulgação do Lar da Provedoria Portuguesa para o maior número de pessoas da comunidade luso-brasileira, “visando sensibilizar a todos para que colaborem com o Lar, permitindo a continuidade de assistência a quem tanto precisa”, concluiu o presidente do Conselho.

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo