“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Viva 10 de Junho, Nosso Dia e Nossa Vitória

Há muito que Portugal se destaca, desde quando as caravelas lusas cruzaram os mares e, fazendo uso dos melhores conhecimentos científicos e práticos daquela época, fizeram grandes descobertas, sendo a maior delas o Brasil.

10 de junho é também a data da morte de Camões, em 1580, considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de da língua portuguesa e um dos maiores da humanidade. Autor da maior obra épica de Portugal, Os Lusíadas, e que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal, Luiz Vaz de Camões representa o gênio da Pátria na sua dimensão mais valorosa. Com certeza este poeta é o símbolo da união de todos os portugueses, um dos ícones da nossa terra e aqui estamos exaltando sua grande e imortal poesia.

Em meio a este importante dia, nosso Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo reveste-se de uma expressão valente quando o tema é a nossa cultura, usos e costumes, além do destaque em mostrarmos nossa história ao mundo. Avançamos a cada dia, como um povo unido sempre com foco na valorização desta união entre Brasil e Portugal.

É por tudo isso que a nossa comunidade, através de suas lideranças e valentes integrantes de diversas Casas Regionais trabalham, ano após ano, para demonstrar a toda gente e à nação que os acolheu, o sentimento de cidadania e de orgulho por suas datas máximas.

VIVA CAMÕES!
VIVA PORTUGAL!
VIVA AS COMUNIDADES PORTUGUESAS!”

Manuel Magno Alves, presidente do CCLB.

O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Também foi comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos. Tudo aconteceu no dia 21 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, com início às 11h30. Acontecimento grandioso do nosso Conselho.
A Festa Portuguesa “Portas de Abril – Cinquentenário da Revolução dos Cravos” aconteceu no último sábado, dia 27, no Largo Mestre de Aviz Jardim Lusitânia, ao lado do Parque do Ibirapuera, na Capital, reunindo inúmeros lusos e seus descendentes, autoridades, com a organização do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com o CCLB e a Prefeitura de São Paulo, todos orgulhosos por esta importante comemoração.
O Museu Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal será inaugurado no dia 19 de julho, dia do aniversário do nascimento do homenageado (1885), numa cerimônia que deverá ser presidida pelo secretário-geral da ONU, Antônio Guterres.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo