“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Secretário das Comunidades Portuguesas visita o Brasil pela primeira vez

A visita de Cafôfo começa em Brasília, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Belo Horizonte e termina em Salvador da Bahia. A comunidade portuguesa no Brasil conta com cerca de um milhão de cidadãos portugueses, informa a nota oficial do governo.

Segundo o gabinete do SECP, a visita “enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado ‘Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas’, com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora”.

O SECP visitará a Embaixada de Portugal em Brasília e respectiva secção consular, os Consulados Gerais de Portugal no Rio de Janeiro, São Paulo, em Belo Horizonte e em Salvador, e o Escritório Consular de Santos, no litoral paulista.

No caso do Brasil e no âmbito do trabalho que o Ministério dos Negócios Estrangeiros tem vindo a tratar sobre valorização dos profissionais a desempenhar funções nas Missões Diplomáticas e Postos Consulares, em dezembro passado foi publicada, em Diário da República, a portaria extraordinária em benefício dos trabalhadores dos serviços administrativos e consulares dos Serviços Periféricos Externos (SPE) do Ministério dos Negócios Estrangeiros no Brasil, relativa a perdas acumuladas. A portaria veio possibilitar a avaliação intercalar das tabelas remuneratórias, diante de acentuada perda de poder de compra, como se verifica no caso do Brasil com o real, com uma revisão. Esses trabalhadores terão as suas remunerações atualizadas em 48,9%, com retroativos a 1º de janeiro de 2022.

“A valorização dos profissionais da área governativa dos Negócios Estrangeiros está no centro da atenção deste ministério, ciente de que a formulação, coordenação e execução da política externa portuguesa, em todas as suas dimensões, assenta em recursos humanos reforçados e reconhecidos” defende o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Na agenda, Paulo Cafôfo visitará diferentes instituições e associações, na perspectiva de “aprofundar o conhecimento, nas diferentes dimensões” da comunidade portuguesa no Brasil.

A agenda, dedicada às áreas da Educação, Cultura, Social e da Economia, prevê encontros com representantes das Comunidades Portuguesas e Conselheiros das Comunidades, empresários portugueses e brasileiros, e visitas a instituições associativas, bem como para conhecimento em proximidade da oferta social, cultural e do ensino da língua e da cultura portuguesa.

Dentre encontros com as autoridades brasileiras, está o encontro de cortesia com o seu homólogo Secretário do Itamaraty, responsável pelas Comunidades, Embaixador Leonardo Gorgulho, representantes do Governo Estadual de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia, das Prefeituras de São Paulo, Santos, Salvador e de Belo Horizonte.

Ainda em Brasília, um jantar, com membros do corpo diplomático acreditado na capital federal, contará com a presença do Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, o português António Vitorino.

Confira a agenda pública do SECP no Brasil:

26 de janeiro (quinta-feira)
15h30 – Encontro com responsável pelas Comunidades Itamaraty, Secretário Leonardo Gorgulho, no Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores
17h00 – Encontro com membros da Comunidade Portuguesa, na Chancelaria da Embaixada Portuguesa em Brasília
17h45 – Encontro com imprensa, na Chancelaria da Embaixada de Portugal em Brasília

27 de janeiro (sexta-feira)
16h00 – Visita ao Liceu Literário (Rua Pereira da Silva, nº 310 e 322, Laranjeiras, Rio de Janeiro)

28 de janeiro (sábado)
11h00 – Visita guiada ao Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, pelo Presidente da Associação Luiz de Camões (Rua Luís de Camões nº 30)
17h00 – Encontro com a imprensa, na Casa do Minho (Rua Cosme Velho 60, Rio de Janeiro)

29 de janeiro (domingo)
10h00 – Visita ao Espaço Cultural da Marinha – Rio de Janeiro (Praça XV, na Orla Conde – Boulevard Olímpico) e ao monumento do centenário da Primeira Travessia aérea do Atlântico Sul

30 de janeiro (segunda-feira)
09h00 – Encontro com autoridades locais, Governo Estadual de São Paulo, Palácio dos bandeirantes, Av. Morumbi, 4500
11h00 – Encontro com autoridades locais, Prefeitura de São Paulo, Viaduto do Chá, 15
12h30 – Casa de Portugal – Encontro com dirigentes de Movimento
Associativo e outros representantes das comunidades seguido de almoço (Av. da Liberdade, 602 – 01502-001 – São Paulo)

31 de janeiro (terça-feira)
10h – Visita à Casa Ilha da Madeira de São Paulo – no bairro Mandaqui em São Paulo
18h00 – Recepção com empresariado português e brasileiro na Câmara de
Comércio Luso-Brasileira – São Paulo (Rua Cincinato Braga, 434, SP)
1º de fevereiro (quarta-feira)
11h00 – Encontro com autoridades locais, Prefeitura de Santos
12h00 – Visita ao Museu Rei Pelé/ Panteão dos Andradas

02 de fevereiro (quinta-feira)
11h00 – Encontro com autoridades locais, Governo Estadual de Minas Gerais, Rua Israel Pinheiro 2015 (Centro), Gov Valadares, MG
15h00 – Encontro com autoridades locais, Prefeitura de Belo Horizonte, Fuad Noman (Prefeitura, Av. Afonso Pena 1212, Belo Horizonte)
17h00 – Encontro com a direção da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Hotel Radison – Rua Lavras 150, Belo Horizonte, MG, 30330-010
19h00 – Visita às instalações do Centro da Comunidade Luso-Brasileira e encontro com a sua direção (Rua de Curitiba, 746 Centro, Belo Horizonte)

03 de fevereiro (sexta-feira)
15h00 – Encontro com autoridades locais, Governo Estadual da Bahia, Jerônimo Rodrigues (Governadoria, 3.ª Avenida, Centro Administrativo)
16h00 – Encontro com autoridades locais, Prefeitura de Salvador (Prefeitura, Praça Municipal, Palácio Thomé de Souza)
18h00 – Receção à comunidade portuguesa (Rua Desembargador Plínio Guerreiro n.º 144, Parque Lucaia Rio Vermelho)

04 de fevereiro (sábado)
09h30 – Visita ao Gabinete de Leitura de Salvador (Praça da Piedade, São Pedro)
11h00 – Visita ao Hospital Português da Bahia (Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida)
16h30 – Visita à Casa Jorge Amado (Rua Alagoinhas, n.º. 33, Rio Vermelho)

Fonte: Mundo Lusíada

Antero José Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) informa que já está tudo organizado para as festividades de 22 de Abril, dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Também será comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos”.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou sua terceira reunião de Diretoria de 2024, em 27 de março, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou-se otimista pela notável presença de muitos diretores do Conselho interessados no fortalecimento da entidade.
Harmonizar vinho e chocolate pode se tornar uma excelente experiência uma vez que se compreenda como adequar a bebida aos chocolates e às sobremesas de Páscoa. O primeiro passo é entender a estrutura dos vinhos e dos chocolates que serão degustados à mesa, que podem ser ao leite, amargo, nibs de cacau, com frutas, castanhas ou chocolate branco, entre outras opções.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo