“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Países de língua portuguesa integrados por Intercâmbios Virtuais

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que faz parte do Ministério da Educação do governo brasileiro) apresentou, recentemente, uma proposta de Programa nessa linha – voltada para a graduação e executada por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A apresentação aconteceu na mesa de abertura do 5º Encontro da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP), na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique.

Com a concordância dos países, a edição inaugural deve ocorrer já no primeiro semestre de 2024. A Fundação firmou parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná, para uma versão inicial.

Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da CAPES, explicou que o Programa funcionará em via de mão dupla. “A ideia é ofertarmos, de forma virtual, disciplinas já disponíveis no Brasil aos outros países que fazem parte da Associação e levarmos disciplinas ofertadas em outros países para o Brasil”, afirmou. “Em outras palavras, a ideia é promover o intercâmbio de estudantes de graduação das instituições de ensino superior dos países parceiros”.

A diretora da Fundação observa que a educação a distância é fundamental para um país como Brasil, que tem proporções continentais, registra uma grande desigualdade socioeconômica entre suas regiões e tem vários pontos que o ensino superior presencial não alcança. “A CAPES, via UAB, permite o acesso ao ensino superior de jovens adultos, situados na periferia, no meio rural, nos grandes centros, e que estão impedidos, por suas condições de vida e trabalho, de frequentar um curso presencialmente”, diz Suzana Gomes. “Isso vale também para os países africanos”, completou.

Sobre a EADPLP
A Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP) foi criada em 2018, sendo a CAPES uma das instituições fundadoras. O grupo é formado por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Os encontros acontecem anualmente, desde 2019, segundo informações da CAPES.

Fonte: www.gov.br

O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Também foi comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos. Tudo aconteceu no dia 21 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, com início às 11h30. Acontecimento grandioso do nosso Conselho.
A Festa Portuguesa “Portas de Abril – Cinquentenário da Revolução dos Cravos” aconteceu no último sábado, dia 27, no Largo Mestre de Aviz Jardim Lusitânia, ao lado do Parque do Ibirapuera, na Capital, reunindo inúmeros lusos e seus descendentes, autoridades, com a organização do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com o CCLB e a Prefeitura de São Paulo, todos orgulhosos por esta importante comemoração.
O Museu Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal será inaugurado no dia 19 de julho, dia do aniversário do nascimento do homenageado (1885), numa cerimônia que deverá ser presidida pelo secretário-geral da ONU, Antônio Guterres.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo