“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
CCLB: primeira reunião de janeiro com grandes atividades

“Vamos comemorar esta data alusiva ao Descobrimento do Brasil e à Comunidade Luso-Brasileira. Tudo vai acontecer na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã no dia 27 de abril, um domingo, a partir das 11h30. Haverá antes do almoço, um ato solene, uma vez que nosso Conselho vai homenagear 10 personalidades da nossa comunidade que merecem ser reconhecidas pelos seus empenhos, ações e trabalhos”, explicou o presidente Antero.

Todos os conselheiros foram unânimes em desejar um ótimo 2025 aos participantes e cada um expôs as atividades de suas casas, as comemorações, os projetos de crescimento de cada unidade, como por exemplo, o Churrasco em favor da provedoria relatado pelo conselheiro Oscar Ferrão. Por sua vez, Fabíola Carvalho fez o convite para o Almoço Tradicional Arouquense no próximo dia 9 de fevereiro, no Arouca São Paulo Clube, com a seguinte atração: R.F.P. Aldeias da Nossa Terra. 

Importante também o tema que o primeiro secretário do Conselho, João Manuel Vieira de Carvalho discorreu durante a reunião: “participei, em dezembro/2024, do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora, na cidade de Faro, cujo objetivo visa a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro a Portugal, além da divulgação da cultura portuguesa, a criação de intercâmbios com associações sediadas em território nacional, bem como a capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa, dinâmicas de grupos, candidaturas e execução de projetos”.

E continuou: “em relação aos projetos, o governo português concede apoios financeiros às associações portuguesas. Para isso, a associação deve existir há mais de um ano, ter em seu corpo diretivo portugueses ou luso descendentes e desenvolver projetos que tenham como objetivo a cultura, esporte, música, datas comemorativas, alusivas a Portugal, como o dia 22 de abril, 25 de Abril e 10 de Junho. Há um prazo para envio dos projetos para o posto consular (até 31 de dezembro) e no próprio site do Consulado de Portugal há informações a respeito de como se candidatar ao apoio mencionado, sendo que há critérios que serão verificados e a candidatura poderá ser indeferida”, explicou o secretário João Manuel.

A noite de 14 de abril de 2025 foi marcada por emoção, gratidão e memórias quando a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o Hall Monumental Comendador António dos Ramos, espaço dedicado à memória do mais longevo presidente da instituição, falecido no ano passado.
O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo