“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
CPLP defende rapidez para transição energética

“O nosso roteiro de cooperação 2030 não pode ser um simples instrumento técnico. Tem de ser um guia vivo que articule planeamento energético para a transição energética com justiça climática, desenvolvimento económico com inclusão, inovação com identidade e, acima de tudo, transversalidade”, defendeu a presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), Mayra Pereira, na abertura do evento.

“E, mais do que isso, deve-se apoiar a criação de plataformas nacionais que alinhem as prioridades locais com o financiamento internacional, promovendo uma coordenação eficaz entre governos, parceiros de desenvolvimento, sector privado e sociedade civil para que os recursos cheguem onde realmente são precisos”, acrescentou.

A presidente da ALER defendeu que a mobilização do financiamento climático deve também ser acompanhada por processos que ajudem a enfrentar o peso que a dívida pública produz nos países da CPLP.

O ministro das Infraestruturas de São Tomé e Príncipe, Adelino Cardoso, considerou que as “mudanças climáticas compõem uma das maiores ameaças” desta era, “com impacto nefasto” que também aflige os países da CPLP, por isso defendeu que a cooperação se apresenta como ferramenta essencial para seu controle.

“Estamos comprometidos em assegurar a transição para fontes de energias renováveis que permitirão reduzir a dependência de combustíveis fósseis e garantir que a CPLP se torne um exemplo global de inovação e sustentabilidade. A implementação de projetos de energia solar, eólica, biomassa e até mesmo hidrogênio verde será a chave para alcançar estes objetivos”, ressaltou Adelino Cardoso, citado pela Lusa.

Fonte: Forbes África Lusófona

O nosso Conselho, sempre atento à preservação e divulgação da cultura lusa, indica uma maneira simples e fácil de visitar os monumentos em Portugal, de modo virtual, de extrema qualidade. Basta um clique e todos poderão apreciar estas importantes obras repletas de história.
Portugal tem quase 1,6 milhão de residentes estrangeiros e mais de metade são homens. Os cidadãos brasileiros continuam a liderar a lista das nacionalidades presentes no país, segundo os novos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Vila de Óbidos vai avançar com a candidatura para ser Capital Portuguesa da Cultura 2028, anunciou o município, que pretende afirmar uma nova centralidade para a cultura nas políticas públicas.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo