“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Casa de Portugal inaugura busto em homenagem a António dos Ramos

A cerimônia reuniu familiares, amigos, associados e autoridades, e reafirmou o legado de um homem cuja vida foi inteiramente dedicada à comunidade luso-brasileira. O evento contou com discursos emocionantes de figuras que conviveram de perto com o Comendador António dos Ramos e reconheceram sua liderança generosa e incansável. 

O presidente da Casa de Portugal, Dr. Renato Afonso Gonçalves, abriu a cerimônia destacando o espírito de união e compromisso com que António dos Ramos conduziu a instituição por mais de três décadas. Em seguida, discursaram o deputado estadual Paulo Fiorilo, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro da Vinha Rodrigues e a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Ângela Granda.

Fechando os pronunciamentos, o vice-presidente da Casa de Portugal, Dr. Antonio Almeida e Silva, compartilhou lembranças pessoais de trabalho e amizade, celebrando a visão de Ramos de uma Casa de Portugal aberta, acolhedora e viva. A presença da família do Comendador, com destaque para sua esposa, Selene dos Ramos, trouxe ainda mais emoção à noite, em especial durante os momentos de confraternização após os discursos.

O novo Hall Monumental abriga agora um busto do Comendador, obra simbólica que passa a ocupar um lugar de destaque no edifício da Casa de Portugal. Mais do que uma homenagem estática, o espaço foi pensado como local de referência, onde as novas gerações possam conhecer a trajetória de liderança e serviço de António dos Ramos.

Fonte: Mundo Lusíada em Casa de Portugal

O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
No dia 25 de abril de 1974, Portugal amanheceu diferente. Sem tiros, sem confrontos sangrentos, mas com um símbolo marcante: cravos vermelhos nas espingardas. A imagem se tornaria um ícone mundial da luta pela liberdade. Naquela madrugada, militares portugueses, organizados no Movimento das Forças Armadas (MFA), derrubaram o regime autoritário que, desde 1933, governava o país sob a liderança inicial de António de Oliveira Salazar.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo