“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Virada Cultural Literária Lusófona” em São Paulo

Com curadoria de José Manuel Diogo e Tom Farias e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, da Associação Portugal Brasil 200 anos e da Casa da Cidadania da Língua, a virada promoveu “uma verdadeira maratona cultural dedicada à literatura”, com início às 18h do sábado (24) e programação ininterrupta até o fim da tarde do domingo (25). Vale dizer que essa primeira edição nasceu com o propósito de celebrar a literatura em língua portuguesa como um território de encontros, resistência e transformação. Inspirada no conceito de uma cidade que gira em torno da palavra, o evento promoveu “diálogos literários, poesia e reflexão, conectando escritores, leitores e pensadores dos países lusófonos em um movimento contínuo de criação e partilha”.

Segundo José Manuel Diogo, que é também presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos, com sede em Coimbra, o evento chegou como uma “manifestação cultural que transformou São Paulo num espaço vivo de histórias e encontros”.

 “Durante 24 horas, a cidade se transformou num grande palco de narrativas, histórias e afetos que atravessam o Atlântico. A Virada Literária de São Paulo – Virada Lusófona, nesse contexto, tornou-se um marco que celebrou não apenas a palavra, mas a nossa identidade comum — um mosaico de vozes que se encontram na diversidade cultural”, complementou Diogo. 

Entre as programações, Bruna Lombardi, João Paulo Trevisan e Francis Manzoni participaram da mesa “Livros que andam nas mãos do povo”. A mesa celebrou as palavras que circulam de mão em mão, tocando diferentes públicos e reafirmando que a leitura é também um gesto coletivo, afetivo e transformador.

Já a mesa “O fim da noite não existe” trouxe Trudruá Dorrico, André Diasz e José Manuel Diogo. Esta mesa marcou a travessia entre escuridão e aurora, reunindo a força ancestral da palavra indígena com a vibração urbana de uma literatura que pulsa na contramão da lógica do mercado. Uma conversa sobre resistência, sonho, escrita e permanência. Porque quando a noite parece longa demais, a literatura insiste em amanhecer.     

Fonte: Câmara Portuguesa

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo