“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
O grande escritor Ferreira de Castro

Autor de obras marcantes como “A Selva” e “Emigrantes”, Ferreira de Castro deu voz aos dramas da emigração, da pobreza e da condição humana, com uma escrita profundamente humana, social e comprometida.

A sua vida foi marcada por uma juventude difícil, a emigração para o Brasil ainda adolescente, e uma impressionante trajetória literária, que o levou a ser traduzido em dezenas de línguas e a tornar-se um símbolo da luta pela justiça e dignidade.

Hoje, a sua terra natal – Ossela – e todo o concelho de Oliveira de Azeméis recordam com orgulho o homem, o escritor e o legado imortal de Ferreira de Castro. José Maria Ferreira de Castro foi um grande escritor português. Existe uma biblioteca e uma escola secundária com o seu nome em Oliveira de Azeméis e uma escola básica, a qual é sede do agrupamento Ferreira de Castro e um museu em Sintra. 

“Os homens, na sua maioria, não se compreendem uns aos outros. Aferram-se ao seu egoísmo, a reações primitivas, a ideias feitas, a prejuízos remotos, uns; entregam-se à submissão, os outros, os mais fracos.” Ferreira de Castro do «pórtico» de a tempestade.

O aspecto fundamental da ficção de Ferreira de Castro é o realismo social, que o aproxima dos neorrealistas. Nascidas de sua vasta experiência nas matas da selva amazônica, as temáticas de seus romances enfocam a dramaticidade dos personagens carentes de valores humanos. Toda obra dele constitui um importante documento social, um verdadeiro espelho da realidade da vida contemporânea dos humildes.

A narrativa é apresentada através de uma linguagem direta, revestida de argumentos reais, que reproduzem com intensa dramaticidade o cotidiano das vidas injustiçadas.

Outras obras

  • Terra Fria (1934)
  • Pequenos Mundos, Velhas Civilizações (1937)
  • A Tempestade (1940)
  • A Volta ao Mundo (1944)
  • A Lã e a Neve (1947)
  • A Curva da Estrada (1950)
  • A Missão (1954)
  • Instinto Supremo (1968)

Ferreira de Castro faleceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 29 de junho de 1974. Atendendo a seu pedido, foi enterrado em Sintra.

Desejamos a todos um Santo Natal e um Ano Novo repletos de realizações!
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou o último encontro de Diretoria de 2025, em 18 de dezembro, às 18h30, na sala de reuniões da Associação Portuguesa de Desportos, no bairro do Canindé, Capital.
Em 16 de dezembro de 2025, foi realizada a apresentação do livro "Entre Dias e Vidas", da escritora Carina Teixeira Rodrigues, no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo