A abertura ficou por conta de Antero José Pereira, presidente do CCLB. “Hoje não é apenas mais um dia no calendário. Hoje é dia de memória, de identidade e de coração. É neste solo brasileiro, onde tantas histórias portuguesas encontraram novos caminhos, que renovamos o orgulho de sermos parte de uma comunidade que não esquece de onde veio, nem para onde quer ir.”
E continuou, muito entusiasmado: “nesta noite tão significativa na Casa de Portugal, somos chamados não apenas a lembrar, mas a sentir. Sentir o orgulho de um povo que atravessou oceanos com coragem e esperança; sentir a força de uma cultura que resiste ao tempo, que se reinventa e que floresce em cada canto do mundo especialmente aqui, nesta terra generosa chamada Brasil e neste imenso e rico Estado chamado São Paulo”.
O presidente Antero anunciou que “hoje nosso Conselho junto às sempre acolhedora Casa de Portugal, presta homenagem a pessoas que personificam o melhor da nossa herança. Cada homenageado aqui presente é mais do que uma biografia de conquistas. É um capítulo vivo da nossa história comum. São portugueses, brasileiros e luso-brasileiros que traduzem, no dia a dia, o encontro entre as duas Pátrias Irmãs”.
“São eles que mantêm viva a nossa memória, promovem a nossa cultura e garantem que Portugal continue presente no coração do Brasil. Estas homenagens vão muito além de um diploma ou de um reconhecimento formal. Elas são, na verdade, um abraço coletivo da comunidade”, ressaltou Antero.
Eis os homenageados desta importante comemoração:
André Pinto de Sousa
Brasileiro, casado, advogado. Ingressou Comunidade em 23/03/1983 como sócio nº 680 da Casa de Portugal. Durante esses 42 anos, sempre teve participação ativa e continua em Associações, como associado ou parceiro, prestando assessoria e serviços em Igualdade de Direitos e Nacionalidade Portuguesa e, concomitantemente, desenvolvendo projetos de integração do lusodescendente a nossa Comunidade. Atualmente, faz parte do Corpo Diretivo da Casa de Portugal e do CCLB. Em 2010 realizou consultoria na Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, em 2018 realizou no Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo o Projeto Encontros CCLB, projeto esse lançado com sucesso e cujo resultado foi 400 novos lusodescendentes associados, projeto esse que deseja retomar. E como coincidência na trajetória do homenageado, fica o registro: Ele e Casa de Portugal, este ano festejam 90 anos de existência.
Arthur Vilela de Carvalho
Natural de Vila Seca de Poiares, Portugal, e radicado no Brasil desde os 14 anos, é um empresário com mais de 60 anos de experiência no setor de panificação. Ao longo de sua trajetória profissional, foi reconhecido como Panificador do Ano em 2004 pelo Sindicato dos Panificadores de São Paulo, um marco que celebra seu compromisso com a qualidade e a tradição. Atualmente, é sócio proprietário de duas padarias tradicionais na cidade: a Padaria San Remo, localizada no bairro do Bom Retiro, e a Big Bread, no Parque São Domingos. Além de sua carreira, é pai orgulhoso de três filhas, avô de quatro netos e um esposo apaixonado há mais de 50 anos. Sua vida é marcada p ela dedicação à família e pela paixão pela panificação, sempre buscando inovar e oferecer o melhor aos seus clientes.
Fábio Faria de Sá
Contabilista, comerciante, empresário, e carrega o legado político de seu tio, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, reconhecido nacionalmente por sua luta em prol dos direitos da pessoa idosa. Nascido na Zona Sul de São Paulo em 1981, Fábio Faria de Sá dedica-se à orientação sobre os direitos dos cidadãos paulistas, auxiliando milhares de pessoas a garantirem seus benefícios. No dia 6 de janeiro de 2025, Fábio Faria de Sá assumiu como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Seu mandato tem como objetivo principal lutar pela qualidade de vida da população idosa e criar leis que assegurem o acesso à saúde, educação, habilitação, cultural, esportes e segurança pública. Uma de suas principais bandeiras é a dignidade gerada pelo trabalho, que ele considera essencial para o progresso social e econômico. Com um objetivo bem definido, Fábio Faria de Sá promete dedicar seus próximos anos a servir ao próximo e garantir direitos para todos os cidadãos.
Prof. Doutor Jorge Vicente Valentim
Graduado em Música (Bacharel em Piano) e em Letras, é Mestre e Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na área da pesquisa, foi agraciado com uma bolsa de pós-doutoramento sênior, em 2013, pela CAPES. Deste período, passado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob a supervisão da Profa. Doutora Isabel Pires de Lima, nasceu a obra “Corpo no outro corpo”: o homoerotismo na narrativa portuguesa contemporânea (Editora da UFSCar, 2016), com a qual foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2017, na categoria “Teoria e Crítica Literária”. Atualmente, é Professor Catedrático de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar. Foi Presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, na gestão 2022-2023, quando realizou o XXIX Congresso Internacional da ABRAPLIP, na UFSCar, reunindo pesquisadores e professores do Brasil, de Portugal, dos EUA, da França e da Itália.
Karene Vilela
Enófila por paixão, Karene Vilela é publicitária formada pela ESPM e possui mais de 15 anos de experiência na importação e distribuição de vinhos. Atualmente, é Head de Relações Institucionais do Grupo Bacalhôa, sendo responsável pelo fortalecimento da marca no Brasil, Portugal e Reino Unido. Hoje o grupo Bacalhôa é a quarta maior marca de vinhos portugueses no Brasil em termos de volume e venda. Karene também é a primeira mulher a presidir a Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo depois de 112 anos. Hoje, ela trabalha para estreitar as relações bilaterais entre os dois países. É detentora do título DipWSET pela Inglaterra e certificada pela Wine Scholar Guild (FWS/IWS/SWS), é sommelier pela Court of Master Sommeliers (@court_of_ms_europe), educadora da WSET na The Wine School Brasil (@thewineschoolbrasil) e sócia idealizadora do projeto Got Wine? (@gotwinesp). Sua paixão está nos vinhos sempre unindo Brasil e Portugal em um brinde de conexões.
Odair Sene
Nascido em Santo André, no ABC Paulista, em 1960
Odair Sene é casado com Cleodete Borges, com quem tem três filhos: Ricardo, Vanessa e Rodrigo, uma neta de nove anos chamada Maria Júlia (presente nesta noite), e uma relação especial com Portugal, onde o filho Rodrigo reside há cerca de 15 anos. Odair Sene é fotógrafo desde os anos 80, é o jornalista-fundador do Jornal Mundo Lusíada, publicação lançada há 26 anos e que vem se tornando cada vez mais, uma referência da comunicação social luso-brasileira, graças a promissora parceria com a filha, também jornalista Vanessa Campos, que é atualmente a editora de internet Nesse período de 26 anos promovendo Portugal no Brasil e promovendo portugueses e lusodescendentes do Brasil, o editor responsável pela publicação já foi diplomado, reconhecido e homenageado diversas vezes pela importância do trabalho que desenvolve na promoção da cultura, do turismo de Portugal, como de política, economia e relações bilaterais com o Brasil. Homenagens, medalhas e diplomas de “Mérito” em várias Casas Regionais, Associações Portuguesas de São Paulo, Grande ABC e Baixada Santista como: Câmara Municipal de São Paulo, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Câmara Municipal de Santo André, Câmara Municipal de São Bernardo Homenagem do Conselho da Comunidade na Gestão do Dr. Almeida e Silva etc. Odair Sene tem reconhecimento também em Portugal – onde foi membro fundador da “Plataforma da Comunicação Social” no ano de 2015 – sendo uma entidade que congrega “órgãos de comunicação social lusófonos”, com representantes em quatro continentes. Portanto o que mais se tem é “reconhecimento” de um trabalho jornalístico ético, sério, e de muita qualidade, que nasceu na Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, e onde se insere nosso importante CCLB.
Orador Oficial da noite
Doutor Renato Afonso Gonçalves
Pai do João Pedro, é advogado e professor com atuação em São Paulo e Lisboa. Filho de Nelson de Seixas Gonçalves, natural de Vila Real e Idilia Cândida Afonso Gonçalves, natural de Serra da Estrela, carrega com orgulho as raízes lusitanas que moldaram sua trajetória de vida e serviço à comunidade. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é atualmente doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Além disso, contribui para a formação acadêmica de novas gerações como professor da Universidade Paulista (UNIP). Homem de cultura, espírito comunitário e grande entusiasta das tradições luso-brasileiras, é torcedor apaixonado da gloriosa Associação Portuguesa de Desportos. Sua história com a Casa de Portugal é marcada por dedicação e compromisso. Atuou como Vice-Presidente entre os anos de 2017 e 2024. Após o falecimento do estimado Comendador António dos Ramos, assumiu com responsabilidade o cargo de Presidente interino, sendo posteriormente eleito Presidente para o mandato de 2025 a 2027. Sua trajetória une excelência acadêmica, amor pelas tradições portuguesas e profundo empenho na preservação e fortalecimento dos laços entre Portugal e o Brasil. Em seu discurso, ressaltou que “Portugal é mais que um território, é uma maneira de existir e é memória que está e que fica. Portugal não é só passado. É presente e é futuro”.
Entidades e associações em destaque e pronunciamentos
A presença de presidentes de entidades e associações foi muito importante para esta noite, como Antonio Carlos Vales Fernandes (Arouca SP Clube), Antonio de Almeida e Silva (Conselho Deliberativo da Casa de Portugal e do CCLB), Franhklin Antero de Sá Pereira (Comunidade Gebelinense), José Manuel Dias Betencourt (Casa Ilha da Madeira), Marcelo Stori Guerra (Casa dos Açores de SP), Maria Vieira Sardinha Gonçalves (Associação Luso-Brasileira de Beneficência Madeirense e FERAMadeira – Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira, Oscar Augusto Ferrão (Provedoria da Com. Portuguesa) Daniel Maia de Andrade (Centro Cultural Português) e Ana Cristina Calvinho (Casa de Portugal de Campinas.
Durante esta comemoração, houve também pronunciamentos de Tito Male, Assessor de Relações Internacionais Bilaterais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais; Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo; Manuel Magno Alves, Deputado da Assembleia de Portugal e Antônio de Almeida e Silva, Presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal e do CCLB. Antes do final do evento, aconteceu uma bela apresentação de fado.
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas também contou com a presença dos casais de porta bandeiras dos grupos e ranchos folclóricos: Casa de Portugal de São Paulo, Aldeias da Nossa Terra, Arouca São Paulo Clube, Folclore e Etnografia da região autônoma da Madeira, Verde Gaio do Centro Cultural Português de Santos, Vilas de Portugal, Casa dos Açores, Associação Portuguesa de Desportos e Casa de Portugal de Praia Grande.