“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Conselheiros empolgados com a candidatura de projetos junto ao governo português

Este encontro envolveu um tema muito especial: a candidatura de projetos das entidades junto ao governo português, via eletrônica ou físico entregue no Consulado. Na oportunidade, Marcelo Guerra detalhou a visita que o nosso Conselho realizou, em 20 de agosto de 2025, ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo, para dar as boas-vindas ao novo Cônsul Geral Adjunto, Jorge Vieira Rodrigues. 

Guerra explicou, com muito otimismo, para os conselheiros, “que o novo Decreto 019/2025, que fez algumas mudanças, é benéfico para os projetos das comunidades portuguesas, em especial para as suas casas que podem apresentá-los aos que serão realizados no primeiro semestre de 2026. Prazo para envio: 15/09/2025 a 15/10/2025. Preferencialmente até 05/10/2025, sempre no Consulado. Para os projetos a serem realizados no segundo semestre de 2026, o prazo para envio é o seguinte: 13/03/2026 a 15/045/2026. Preferencialmente até 05/04/2026”. 

Durante a reunião foram analisados os projetos do Conselho para 2026, como o 22 de abril, o 10 de junho, e para o segundo semestre, um Festival de Folclore e Fados. Nesta noite o Conselho recebeu a vice-presidente da Casa de Portugal do município de São Carlos, Joana Clara Gonzalez, que estava representando o presidente da entidade, Paulo Polo, que foram reeleitos para mais um mandato, cuja posse acontecerá em 13 de setembro. Joana disse que o Conselho é um exemplo de organização para o avanço da comunidade luso-brasileira na medida que une seus representantes para manter viva suas histórias.

A reunião mensal do Conselho teve um momento bem especial. Todos os presentes comemoraram com um atraente bolo, os 90 anos de vida do conselheiro André Pinto de Sousa, advogado e integrante do CCLB, sempre atento ao desenvolvimento da entidade. Parabéns Doutor André!

Clique e leia o Decreto-Lei n.º 19/2025

A gastronomia, a música e as artes em geral são valores primordiais na preservação da cultura de um povo. As gerações vão se inteirando de seus princípios, exatamente por esses itens que têm o poder de agregar pessoas interessadas na continuidade da comunidade. Por isso nosso Conselho demonstra total apoio às manifestações culturais das associações que defendem com muita garra a nossa história.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2025, em 16 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo conselheiro João Manuel de Carvalho, substituindo o vice-presidente Marcelo Guerra, que informou: “no dia 18 de dezembro de 2025, no Cais do Porto, haverá a reunião do Conselho Deliberativo e em seguida, o jantar dos presidentes”.
O governo português anunciou uma reestruturação histórica na rede consular no Brasil, medida que promete maior eficiência, autonomia e proximidade com o público luso-brasileiro.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo