Esta ação envolve mais de 80 artistas de regiões portuguesas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). De acordo com comunicado da Lusa, esta programação abrange música, dança, artes visuais, filmes, gastronomia e turismo. “Durante três meses, vamos criar oportunidades para o público brasileiro conhecer e sentir a vibrante e diversificada cena cultural portuguesa, e abrir novas portas entre artistas dos dois países”, afirmou Ana Ventura Miranda, fundadora e diretora do Arte Institute, organização de Nova Iorque que tem promovido e dado visibilidade a artistas portugueses além-fronteiras, com a missão de internacionalizar a cultura portuguesa contemporânea.
A programação reúne alguns dos nomes mais sonantes da atual cena musical portuguesa, como Capitão Fausto, Linda Martini, NAPA, Surma, Marisa Liz, Churky e CORVO, que se apresentarão – ou dividirão o palco – com artistas brasileiros como Tim Bernardes e Zé Ibarra, em grandes eventos como o Rock the Mountain (Petrópolis), Festival DoSol (Natal), Festival Crias e Delírio Tropical (Vitória) e em espaços icónicos como o Cine Joia e o Centro da Terra (São Paulo). Queremos mostrar de forma abrangente a cultura musical de Portugal além do fado e fortalecer novas pontes para que surjam novos projetos. E queremos que artistas de ambos os países possam inspirar-se mutuamente e criar juntos”, explicou ainda Ana Ventura Miranda.
No campo das artes visuais, duas exposições foram pensadas para ampliar o diálogo entre os países: “Artistas do Oeste Português”, que estará em cartaz de 05 de novembro a 05 de janeiro, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão; e “Uma Língua que Nos Une”, a partir de 15 de janeiro, no emblemático Real Gabinete Português de Leitura localizado no centro do Rio de Janeiro. As duas mostras serão dedicadas a celebrar a criatividade e a contemporaneidade da produção portuguesa e de artistas da CPLP.
Fonte: Mundo Lusíada