“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Reestruturação na rede consular no Brasil

A decisão foi confirmada oficialmente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal em 16 de outubro de 2025, e representa uma das maiores reformas consulares das últimas décadas. Cinco vice-consulados — localizados em Recife (PE), Belém (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) — foram elevados de categoria, transformando-se em consulados ou consulados-gerais, com mais autonomia administrativa e ampliação dos serviços ao público.

Com a mudança, o posto de Recife passa oficialmente a ser Consulado-Geral de Portugal no Recife, equiparando-se aos já existentes em São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o MNE, “trata-se do cumprimento de um compromisso do Governo, que reconhece a diáspora como um ativo estratégico para o desenvolvimento nacional e a rede consular como um instrumento essencial para garantir proximidade às populações, valorizando a ligação cultural, linguística e econômica com Portugal”.

Assim, o país passa a ter a Embaixada portuguesa em Brasília, os consulados-gerais no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Recife e consulados em Belo Horizonte, Belém do Pará, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba, além do Escritório Consular em Santos e demais consulados honorários pelo Brasil. Vale ressaltar que a reforma dos postos consulares portugueses que agora se concluiu, visa reforçar o relacionamento bilateral com o Brasil e, simultaneamente, servir melhor as comunidades portuguesas e brasileiras.

Fontes: Entretenimento.r7.com  e  Mundo Lusíada

A gastronomia, a música e as artes em geral são valores primordiais na preservação da cultura de um povo. As gerações vão se inteirando de seus princípios, exatamente por esses itens que têm o poder de agregar pessoas interessadas na continuidade da comunidade. Por isso nosso Conselho demonstra total apoio às manifestações culturais das associações que defendem com muita garra a nossa história.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2025, em 16 de outubro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo conselheiro João Manuel de Carvalho, substituindo o vice-presidente Marcelo Guerra, que informou: “no dia 18 de dezembro de 2025, no Cais do Porto, haverá a reunião do Conselho Deliberativo e em seguida, o jantar dos presidentes”.
Entre o mês de novembro de 2025 e janeiro de 2026, a mostra ocupará palcos, museus e espaços culturais emblemáticos, como o Real Gabinete Português de Leitura, em seis cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Petrópolis, Vitória e Natal.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo