A decisão foi confirmada oficialmente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal em 16 de outubro de 2025, e representa uma das maiores reformas consulares das últimas décadas. Cinco vice-consulados — localizados em Recife (PE), Belém (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) — foram elevados de categoria, transformando-se em consulados ou consulados-gerais, com mais autonomia administrativa e ampliação dos serviços ao público.
Com a mudança, o posto de Recife passa oficialmente a ser Consulado-Geral de Portugal no Recife, equiparando-se aos já existentes em São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o MNE, “trata-se do cumprimento de um compromisso do Governo, que reconhece a diáspora como um ativo estratégico para o desenvolvimento nacional e a rede consular como um instrumento essencial para garantir proximidade às populações, valorizando a ligação cultural, linguística e econômica com Portugal”.
Assim, o país passa a ter a Embaixada portuguesa em Brasília, os consulados-gerais no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Recife e consulados em Belo Horizonte, Belém do Pará, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba, além do Escritório Consular em Santos e demais consulados honorários pelo Brasil. Vale ressaltar que a reforma dos postos consulares portugueses que agora se concluiu, visa reforçar o relacionamento bilateral com o Brasil e, simultaneamente, servir melhor as comunidades portuguesas e brasileiras.
Fontes: Entretenimento.r7.com e Mundo Lusíada