Durante a reunião foram analisados, entre outros temas, os atos solenes do Conselho para 2026, como o 22 de abril e o 10 de junho. Já foi determinado que o ato de 22 de abril será comemorado em 26 de abril, um domingo, nas dependências da Comunidade Gebelinense de São Paulo, em Mairiporã, sob a tutela do conselheiro Franhklin Antero de Sá Pereira. Trata-se do dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Já a comemoração do 10 de junho, dia dedicado a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas acontecerá na Casa de Portugal, em 13 de junho, um sábado, na Casa de Portugal, bairro da Liberdade.
Grande parte desta reunião foi dedicada a análises para o fortalecimento do Conselho, mesmo porque as despesas do cotidiano são altas. Pela condução do tema diversas sugestões foram apresentadas, discutidas sempre com foco no engrandecimento da entidade. Diversos conselheiros manifestaram-se em auxílio a este importante momento para o Conselho, por tudo que representa frente à comunidade luso-brasileira. Justiniano Lameira Macedo, Fábio Dias Vaz, Franhklin Antero de Sá Pereira, Teresa Morgado e Ramiro Cruz foram alguns dos conselheiros que ofereceram sugestões de ações para o fortalecer o Conselho.
Antes do encerramento, o conselheiro Dr. André Pinto de Souza, sempre muito ativo, expôs o conteúdo de seu projeto denominado Ponto de Encontro “que é uma decorrência do anterior Encontros CLB apresentado em 2018, cujo resultado foi o ingresso de mais de 300 associados ao nosso Conselho da Comunidade, cuja maioria não permaneceu”. Após exposição, Dr. André distribuiu um material para todos os diretores e espera que na próxima reunião de diretoria, 27 de novembro, “possamos definir mais detalhes e particularidades que venham contribuir à realização do Primeiro Encontro em ocasião especial de confraternização”. Aos interessados segue o site: www.pontodeencontrooficial.com.br