“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Conselho trabalha pelo seu fortalecimento

Durante a reunião foram analisados, entre outros temas, os atos solenes do Conselho para 2026, como o 22 de abril e o 10 de junho. Já foi determinado que o ato de 22 de abril será comemorado em 26 de abril, um domingo, nas dependências da Comunidade Gebelinense de São Paulo, em Mairiporã, sob a tutela do conselheiro Franhklin Antero de Sá Pereira. Trata-se do dia da “Comunidade Luso-Brasileira” e do “Dia do Descobrimento do Brasil”. Já a comemoração do 10 de junho, dia dedicado a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas acontecerá na Casa de Portugal, em 13 de junho, um sábado, na Casa de Portugal, bairro da Liberdade. 

Grande parte desta reunião foi dedicada a análises para o fortalecimento do Conselho, mesmo porque as despesas do cotidiano são altas. Pela condução do tema diversas sugestões foram apresentadas, discutidas sempre com foco no engrandecimento da entidade. Diversos conselheiros manifestaram-se em auxílio a este importante momento para o Conselho, por tudo que representa frente à comunidade luso-brasileira. Justiniano Lameira Macedo, Fábio Dias Vaz, Franhklin Antero de Sá Pereira, Teresa Morgado e Ramiro Cruz foram alguns dos conselheiros que ofereceram sugestões de ações para o fortalecer o Conselho.

Antes do encerramento, o conselheiro Dr. André Pinto de Souza, sempre muito ativo, expôs o conteúdo de seu projeto denominado Ponto de Encontro “que é uma decorrência do anterior Encontros CLB apresentado em 2018, cujo resultado foi o ingresso de mais de 300 associados ao nosso Conselho da Comunidade, cuja maioria não permaneceu”. Após exposição, Dr. André distribuiu um material para todos os diretores e espera que na próxima reunião de diretoria, 27 de novembro, “possamos definir mais detalhes e particularidades que venham contribuir à realização do Primeiro Encontro em ocasião especial de confraternização”. Aos interessados segue o site: www.pontodeencontrooficial.com.br

A gastronomia, a música e as artes em geral são valores primordiais na preservação da cultura de um povo. As gerações vão se inteirando de seus princípios, exatamente por esses itens que têm o poder de agregar pessoas interessadas na continuidade da comunidade. Por isso nosso Conselho demonstra total apoio às manifestações culturais das associações que defendem com muita garra a nossa história.
O governo português anunciou uma reestruturação histórica na rede consular no Brasil, medida que promete maior eficiência, autonomia e proximidade com o público luso-brasileiro.
Entre o mês de novembro de 2025 e janeiro de 2026, a mostra ocupará palcos, museus e espaços culturais emblemáticos, como o Real Gabinete Português de Leitura, em seis cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Petrópolis, Vitória e Natal.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo