“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Luso-Brasilidade Musical em Brasília

Com o selo da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e realizado pelo Governo Federal do Brasil, este livro-reportagem propõe uma reflexão aprofundada sobre a música como elo de união entre os dois países, celebrando os 200 anos da Independência do Brasil. Ao longo das suas 255 páginas, Igor Lopes explora o papel da música lusófona na construção de uma identidade cultural partilhada, desde o fado e o samba até as influências contemporâneas, evidenciando como a arte sonora tem sido ponte entre culturas, gerações e geografias.

A obra reúne entrevistas e estudos sobre artistas e figuras que marcaram o panorama luso-brasileiro, como Maria Alcina, Alcino Correia, Roberto Leal e Carmen Miranda, além de refletir sobre o movimento associativo português no Brasil e as dinâmicas de cooperação cultural entre as duas nações. O prefácio é assinado por Ricardo Cravo Albin, conceituado musicólogo brasileiro e fundador do Instituto Cultural Cravo Albin.

Apresentado já em Portugal, na Festa do Livro de Belém, na Feira do Livro de Lisboa, em Castelo Branco e nos Açores, e em várias cidades do Brasil, o livro chegou em Brasília, integrando uma rota internacional que seguirá por Belo Horizonte, Recife, Londres, Roma (Vaticano) e Luxemburgo.
Segundo o autor, “o lançamento desta obra é sempre um bom momento para reunir portugueses, brasileiros e amantes da lusofonia, num convívio que reforça as relações culturais e afetivas entre os nossos povos”.

O livro encontra-se disponível em circulação internacional e pode ser solicitado através do seguinte endereço eletrônico:
info@agenciaincomparaveis.com 

Fonte: Embaixada de Portugal em Brasília

A comunidade sabe como preservar sua história e sua cultura. As entidades lusas reúnem significativo público para comemorar e mostrar suas potencialidades frente ao mundo moderno, sem perder suas raízes. Participem!
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou mais uma reunião de Diretoria de 2025, em 27 de novembro, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente Marcelo Guerra, substituindo, nesta data, Antero José Pereira, presidente do CCLB.
Reconhecida pela qualidade de vida e pelo ambiente favorável aos negócios, a Região de Coimbra – que reúne 19 municípios e fica entre Lisboa e Porto, cidades que recebem um grande número de voos do Brasil – vem se consolidando como um polo de inovação e investimento no turismo.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo