“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Duas brasileiras vencem o Prêmio Oceanos

O júri escolheu o romance Ressuscitar mamutes, de Silvana Tavano, como o melhor livro de prosa publicado em língua portuguesa em 2024. Já o livro de poemas Longarinas, de Ana Maria Vasconcelos, conquistou o prêmio na categoria poesia. A cerimônia ocorreu na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, e premiou cada vencedora com R$ 150 mil.

Publicado pela Autêntica Contemporânea, Ressuscitar mamutes narra, por meio da memória e da imaginação, a relação entre mãe e filha e a tentativa de reorganizar o passado para ressignificar o futuro. O tempo, a perda e a possibilidade de “recriar” o passado são acionados pela narradora em um movimento que cruza lembranças, ciência e projeções para o porvir.

Em poesia, Longarinas, editado pela 7Letras, destacou-se pela concisão e pela força imagética. O livro reafirma a escrita de Ana Maria Vasconcelos, que trabalha com formas breves e observa, em poemas de poucos versos, os gestos do cotidiano, a passagem do tempo e o corpo em movimento.

Os finalistas do Oceanos foram selecionados entre 3.142 concorrentes de 488 editoras, com representantes de Angola, Moçambique e Portugal, além do Brasil. Eles passaram por três etapas classificatórias e foram lidos e avaliados por três júris formados por especialistas de três continentes, até chegar aos dois vencedores.

O Prêmio Oceanos é administrado pela Associação Oceanos, em Portugal, e pela Oceanos Cultura, no Brasil. Na edição do ano passado, os vencedores foram o poeta português Nuno Júdice, com “Uma colheita de silêncios”, e a escritora brasileira Micheliny Verunschk, com o romance “Caminhando com os mortos”.

Fonte: Rascunho

Desejamos a todos um Santo Natal e um Ano Novo repletos de realizações!
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou o último encontro de Diretoria de 2025, em 18 de dezembro, às 18h30, na sala de reuniões da Associação Portuguesa de Desportos, no bairro do Canindé, Capital.
Em 16 de dezembro de 2025, foi realizada a apresentação do livro "Entre Dias e Vidas", da escritora Carina Teixeira Rodrigues, no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo