“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Lisboa celebra Carnaval com desfiles organizados pela comunidade brasileira

“São 17 blocos de Carnaval, com percursos em cerca de oito freguesias da cidade de Lisboa, entre os dias 13 e 17 de fevereiro”, revelou a Câmara de Lisboa, em resposta à agência Lusa, referindo que as iniciativas previstas estão a cargo da União dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa.

De acordo com a autarquia, as iniciativas de celebração do Carnaval, que este ano se assinala no dia 17 de fevereiro, resultam de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a embaixada do Brasil em Portugal, assinado em 2025 e em vigor até 2027, para apoio institucional aos desfiles carnavalescos organizados pela comunidade brasileira.

O protocolo, segundo a União dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa, reconhece o Carnaval como “manifestação cultural de interesse não só da comunidade imigrante brasileira, mas também da cidade de Lisboa”. O apoio da CML às iniciativas é “sobretudo através da emissão das licenças necessárias para a ocupação de espaço público, desde que enviada toda a documentação necessária”, indicou a autarquia.

Além disso, o município garante, dentro das suas responsabilidades, o reforço da limpeza, a disponibilização e recolha de contentores de resíduos urbanos e de reciclagem, bem como a articulação com as juntas de freguesia relativamente às ações na área da higiene urbana. A CML indicou que estão programados outros eventos no âmbito do Carnaval, “um pouco por toda a cidade e organizados por várias entidades”, também entre 13 e 17 de fevereiro.

Lisboa não acolhe cortejos de outras zonas do país durante o Carnaval, mas tradicionalmente recebe a Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras antes do fim de semana de Carnaval, uma iniciativa que pretende “promover o Carnaval de Torres Vedras junto da população e turistas”, acrescentou a CML.

Mais de 484 mil cidadãos brasileiros vivem em Portugal, representando a maior comunidade imigrante no país, segundos dados do Relatório de Migrações e Asilo de 2024, publicado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Fonte: Mundo Lusíada

As festividades da comunidade estão sempre na ordem do dia. E o Conselho, devidamente atento às manifestações culturais do nosso povo, informa os acontecimentos atuais envolvendo história, gastronomia, cultura e música promovendo, cada vez mais, a união e a harmonia entre todos nós.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou o primeiro encontro de Diretoria de 2026, em 29 de janeiro às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos por Antero José Pereira, presidente do CCLB.
Portugal nomeou Isabel Brilhante Pedrosa como a nova Embaixadora da República Portuguesa no Brasil, marcando um momento histórico porque trata-se da primeira mulher a assumir esse importante posto diplomático.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo