Durante este encontro, o presidente Antero agradeceu mais uma vez, o seu vice, Marcelo Guerra que “tão bem conduziu os trabalhos durante os últimos meses, na minha ausência”. E todos os conselheiros estiveram envolvidos, com entusiasmo, sobre o plano de Ação do CCLB para o ano de 2026. Este calendário foi analisado e discutido pelos diretores para um melhor planejamento das ações envolvendo também, eventos de outras entidades de acordo com as datas de cada uma.
O presidente Antero afirmou que realizará no dia 26 de abril, um domingo, a Sessão Solene 22 de Abril – Dia do Descobrimento do Brasil e da Comunidade Luso-Brasileira – na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã. “Queremos uma festa forte com a participação da nossa comunidade. E também teremos no dia 13 de junho, sábado, o Ato Solene relativo ao dia10 de junho em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e da Comunidades Portuguesas, na Casa de Portugal de São Paulo”, informou.
Muito conselheiros se manifestaram, com otimismo, sobre um 2026 próspero para todas as casas.
Muitos temas estiveram em debate sempre como o mesmo propósito em unir a comunidade com prosperidade. O destaque ficou para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, que é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), beneficente e sem fins lucrativos, localizada em uma área de 23.000 m2, em meio ao verde e ar puro da Serra da Cantareira. As festas das casas também estiveram em discussão e alguns ofereceram suas casas regionais para sediar as reuniões mensais.
Um assunto em evidência durante a reunião foi ressaltado pelo presidente Antero sobre o IIº Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro que reunirá, de 25 a 27 de março de 2026, lideranças das Associações de Comunidades Luso-Brasileiras, Consulados, Consulados Honorários, Câmaras Portuguesas de Comércio, Federação Portuguesa no Brasil, Institutos, Fundações, Empresas, Universidades e instituições públicas e privadas do Brasil e de Portugal.
Com o tema “Associativismo e Sustentabilidade (ESG) ” o evento será realizado no Vila Galé Ouro Preto Collection e contará com uma programação abrangente, incluindo painéis, grupos de trabalho, experiências culturais e a construção da Carta de Minas Gerais, documento que orientará a agenda da diáspora luso-brasileira.
O propósito do encontro é fortalecer o ecossistema do associativismo luso-brasileiro, estimulando práticas de sustentabilidade (ESG), inovação, cooperação bilateral e a criação de parcerias estratégicas entre organizações brasileiras e portuguesas. Diversos conselheiros ficaram interessados em participar deste Encontro.