“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Leiria é candidata a Capital Portuguesa da Cultura 2028

A decisão foi comunicada após a aprovação da iniciativa, “por unanimidade”, pelo Conselho Municipal de Cultura, numa sessão que juntou quatro dezenas de representantes de associações, instituições culturais, entidades educativas e outros agentes do setor, avançou a autarquia. Na nota divulgada pela Câmara Municipal, Gonçalo Lopes explica que o projeto pretende “afirmar Leiria e a sua região como um espaço de encontro, criação e futuro, colocando a Cultura no centro do desenvolvimento humano, social e territorial”.

O projeto da Capital Portuguesa da Cultura foi anunciado em dezembro de 2022 pelo então ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, quando anunciou Évora como a cidade vencedora da candidatura a CEC 2027. O Governo de então indicou que as três cidades finalistas não escolhidas – Aveiro, Braga e Ponta Delgada – seriam, consecutivamente, Capital Portuguesa da Cultura. A primeira edição decorreu em Aveiro em 2024, a segunda em Braga, em 2025, e Ponta Delgada, cidade da ilha de São Miguel, foi a escolhida para este ano. A iniciativa recuperou um projeto do começo do século, quando Coimbra e Faro foram capitais nacionais da cultura, em 2003 e 2005, respectivamente.

Promovido pelo Governo, este concurso desafia os municípios portugueses a apresentarem programas culturais ambiciosos, sustentáveis e com impacto duradouro nos territórios. O prazo de candidatura decorre durante 150 dias, a partir de 30 de abril, e a cidade vencedora será conhecida no dia 9 de dezembro de 2026. À semelhança das edições anteriores, a Capital Portuguesa da Cultura contará com uma dotação financeira estatal de 1 milhão de euros.

Fontes: Lusa e Diário Leiria

A tradição portuguesa se faz presente em diversas dimensões e a realização das festas em que se perpetua a maneira de ser da comunidade é uma realidade. Por isso nossos eventos aí estão para mostrar o que há de bom na música, na gastronomia e na história luso-brasileira. Acompanhe e participe dos próximos acontecimentos que, com certeza, unem cada vez mais as duas nações.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou reunião de Diretoria de 2026 em 28 de maio, às 18h30, na sala de reuniões da Casa de Portugal, bairro da Liberdade, Capital. Na oportunidade, Antero José Pereira, presidente do CCLB, mostrou que está sempre atento em favor do desenvolvimento da entidade, com o devido planejamento e com a participação do trabalho dos diretores do Conselho.
Um verdadeiro tesouro da arquitetura e das artes plásticas foi devolvido à comunidade da Baixada Santista e aos amantes da história luso-brasileira. O Centro Cultural Português de Santos realizou a reinauguração solene do seu salão histórico, um espaço nobre que abriga pinturas e afrescos raros produzidos entre os séculos XIX e XX.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo