“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
COVID-19: Kits de prevenção do EDP para escolas públicas do Brasil

Mais de nove mil crianças serão beneficiadas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins e Amapá com a volta às aulas presenciais. E assim, pensando nisso e ciente do desafio em proporcionar um ambiente mais seguro, o Instituto EDP tem distribuído entre setembro e outubro máscaras de pano, dispensers de parede, galões de álcool em gel e termômetros infravermelhos para o combate à COVID-19 em 37 escolas públicas do ensino fundamental de sete estados brasileiros.

Ao todo, o Programa entregará em todo País 22.410 máscaras de tamanho adulto e infantil, 152 dispensers, 152 galões de álcool em gel de 5 litros cada e 76 termômetros infravermelhos. Cada escola receberá 100 máscaras de pano, destinadas aos professores e funcionários, duas máscaras de pano infantis por estudante, de dois a seis dispensers de parede para álcool em gel com adesivo informativo, além de 10 a 30 litros de álcool em gel e de um a três termômetros infravermelhos.

“Desenvolver estratégias e soluções a fim de contribuir para o melhor desenvolvimento estudantil das crianças sempre foi nosso objetivo.

Entendemos que, mais do que nunca, nesse momento de pandemia é fundamental pensar em ações que vão além do ensino pedagógico, proporcionando às crianças, professores e funcionários um ambiente de crescimento intelectual, de saúde e bem estar”, analisa Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Realizado em conjunto com as secretarias municipais de educação, as escolas beneficiadas pela entrega do kit fazem parte do Programa EDP nas Escolas que, ao longo do ano letivo, desenvolve ações socioeducativas aos estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental visando a melhoria da qualidade da vida estudantil. A ação incentiva, capacita e premia o potencial criativo de crianças e adolescentes nas escolas.

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito à biodiversidade.

Fonte: Portugal Digital

A noite de 14 de abril de 2025 foi marcada por emoção, gratidão e memórias quando a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o Hall Monumental Comendador António dos Ramos, espaço dedicado à memória do mais longevo presidente da instituição, falecido no ano passado.
O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo