“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Coimbra une Brasil e Portugal

Participam pesquisadores de Portugal, Brasil e Argentina, em cinco sessões independentes, e complementares na abordagem do tema, na interação entre cultura, arquitetura e dinâmicas de ocupação e convivência, no contexto urbano.

Entre os destaques, participam Danilo Santos de Miranda, do Sesc SP, Christine Greiner e Ciro Pirondi, do Brasil, Jorge Figueira e Nuno Grande e Jorge Maçãs de Carvalho, de Portugal. A organização é de Shirlei Torres Perez, pesquisadora em pós-doutorado, com colaboração de Gonçalo Moniz, ambos do CES.O seminário discorre sobre Espaço público e ações em público, como administração da convivência e potencial de ativação. Cultura, relações de hierarquia e diversidade, arte, visibilidade e direito à cidade. Ocupação, práticas e convivência como possibilidade de uma educação política, nas dimensões do público e do individual. A busca de dignidade e de uma cidade solidária.

“Os espaços públicos vão muito além de um local, de sua arquitetura, dos espaços criados e apropriados para o uso público, ou coletivo. Quando falamos do espaço público, nos referimos também às práticas e modos de ocupar esses espaços, em como se comporta a coletividade, em como uma comunidade de apropria de sua região, e de toda a cidade. Falamos de como os transportes desenham os caminhos possíveis, de como os muros, condomínios, edifícios, teatros e museus, os locais de trabalho perto ou longe de casa, influenciam a vida das pessoas e grupos, determinam onde podemos os precisamos estar presentes com mais facilidade ou interesse, e o que é quase inacessível. Ter acesso é ter maiores possibilidades” divulga a organização.

As práticas culturais, a arte, as manifestações e greves, os grandes eventos, o turismo, e outras ações, podem dialogar com o uso dos espaços e com a circulação das pessoas, criando novas formas de ocupar a cidade e os locais. Assim como os espaços, como são pensados e construídos, onde se localizam, como podem ser ocupados e sua estrutura, dialogam e determinam, muitas vezes, a lógica de seu uso. Pensar tudo isso em conjunto nos leva a falar de visibilidade, de educação e valor social, e de como espaços e práticas podem tornar as cidades e a convivência mais amplas e diversas e solidárias, ou o contrário.

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é uma instituição científica dedicada à pesquisa e à formação avançada nas ciências sociais e nas humanidades, através de uma abordagem inter e transdisciplinar. O Ministério da Ciência atribuiu-lhe o estatuto de Laboratório Associado em 2002, reconhecendo o seu benefício para as políticas públicas, a formação avançada e a disseminação e partilha do conhecimento.

Mais informações e programa completo no link:
https://ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2020/espacos-em-publico-31128/seminarios-do-ciclo.

Fonte: Mundo Lusíada

A noite de 14 de abril de 2025 foi marcada por emoção, gratidão e memórias quando a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o Hall Monumental Comendador António dos Ramos, espaço dedicado à memória do mais longevo presidente da instituição, falecido no ano passado.
O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Tudo aconteceu no dia 27 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, que teve início às 11h30. Bom ressaltar que todos os participantes ficaram muito orgulhosos e mais unidos com este grandioso evento do nosso Conselho.
Com o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) cinco de maio é o dia mundial da Língua Portuguesa. Trata-se de um marco importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países. Trata-se do quinto idioma mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo