“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
“Nheengatu – A Língua da Amazônia”. vai abrir o Festival DocLisboa

“Nheengatu – A Língua da Amazônia”, de José Barahona, abrirá, no dia 22 de outubro, o festival DocLisboa. O filme de José Barahona, numa coprodução luso-brasileira que será exibida em estreia mundial no cinema São Jorge, segue o rasto de uma “língua imposta às populações indígenas pelos primeiros colonizadores portugueses que desembarcavam no Brasil no século XV”, explica a organização do festival.

Esta 18.ª edição decorrerá num formato reformulado, dividido por módulos de exibição de documentário em sala, entre outubro e março de 2021, sem as secções e competições habituais. O primeiro momento do festival acontecerá de 22 de outubro a 1º de novembro, encerrando com “Paris Calligrammes”, da realizadora alemã Ulrike Ottinger, estreado no festival de Berlim.

Segundo a direção, a decisão de repartir o festival ao longo de vários meses decorre do atual panorama cultural afetado pela covid-19, tanto na produção como na exibição cinematográfica, com medidas de segurança, higiene e distanciamento social mais restritivas. A intenção do festival é apoiar “o cinema independente e reafirmar a natureza coletiva da experiência do cinema”.

Uma das iniciativas do festival, o Nebulae, dedicado apenas a contatos entre profissionais de cinema, só decorrerá on-line, com apresentação de projetos em desenvolvimento, neste ano dedicados a filmes da Geórgia.

Já o Arché, o laboratório de projetos em desenvolvimento para realizadores e produtores de Portugal, Espanha, Itália e países ibero-americanos, será realizado também on-line, entre 22 de outubro e seis de novembro. Para este ano, para o Arché foram selecionados, entre outros, “Fogo vigiado”, de Laura Marques, “Gentlewomen”, de Cláudia Alves, ou “Night tears or the end of innocence”, de Miguel Moraes Cabral.

Fonte: Brazil.shafagna.com

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo