“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
Inesquecível Presidente

Por isso, prestamos nossa homenagem e destacamos, com profunda reverência, aquele que foi um exemplo de vida para todos.

O empresário nasceu em 1913, no interior de Portugal, e veio ao Brasil em 1929. Ele abriu uma doçaria em 1948, a que deu o nome de Pão de Açúcar. No local da doçaria se encontra hoje a sede da Companhia Brasileira de Distribuição -nome oficial do grupo empresarial-, o Grupo Pão de Açúcar. Valentim Diniz presidiu a empresa até 1995, quando deixou o posto para Abílio, e desde 2003 ocupava o cargo de presidente honorário do Conselho de Administração da empresa. Faleceu em 16 de março de 2008.

A família Diniz foi fundadora e por muito tempo proprietária do grupo Pão de Açúcar, um dos maiores grupos empresariais brasileiros. A história brasileira da família começa em 25 de novembro de 1929, quando Valentim dos Santos Diniz, um imigrante nascido em 1913 na aldeia de Pomares do Jarmelo, subdistrito da Guarda, em Portugal, desembarcou no porto de Santos. Durante a viagem, se impressionou com a beleza do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, depois de trabalhar como caixeiro no armazém Real Barateiro, casou-se com Floripes Pires, em 1936, e comprou uma pequena mercearia.

Em 1937, tornou-se sócio do Real Barateiro, que transformou na Padaria Nice, uma das maiores da cidade. A partir de 1941, foi seu único proprietário. Em 7 de setembro de 1948, inaugurou a Doceira Pão de Açúcar. Logo na primeira quinzena de existência, esta organizou um banquete para 350 pessoas, sob encomenda do então governador de São Paulo, Adhemar de Barros. Em 14 de abril de 1959, inaugurou o primeiro supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, ao lado da sede da doceira, dando origem ao grupo Pão de Açúcar.

Sob a direção de Valentim, tornou-se o maior grupo supermercadista brasileiro de capital nacional. Após resolver conflitos sucessórios, Valentim afastou-se do dia-a-dia do grupo em 1995, tornando-se presidente do Conselho de Administração, e passando o controle da empresa para o filho mais velho, Abílio. O casal Diniz teve seis filhos: três homens, Abílio, Alcides e Arnaldo, e três filhas: Vera Lúcia, Sônia Maria e Lucília.

Para o Conselho, “Valentim Diniz é a prova exata de que há homens que vieram ao mundo para servir, com dignidade e inteireza, aos ideais de fraternidade, de civismo, de bondade cristã, a tudo aquilo, enfim, que destaca na paisagem humana os sentimentos de confiança, de compreensão, de amor, de sentimento altruístico. Faz parte dessa plêiade de homens que nasceram para deixar as suas impressões digitais vincadas no mundo à sua volta. São homens predestinados a fazer coisas grandes por onde passam”.

Já podemos agendar e participar dos próximos eventos em que as tradições de nossa gente se mantêm. Trata-se do folclore, da gastronomia, das reuniões da comunidade que sabem da importância do resgate da nossa história de dos nossos costumes. Vamos prestigiar!
A data que celebra o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi especialmente comemorada e muito importante para toda comunidade. Iniciativa do CCLB, tudo aconteceu no dia 13 de junho, sexta-feira, no Espaço José Saramago da Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade, Capital. Casa cheia. Destaques, durante o evento, para as homenagens a personalidades da Comunidade Portuguesa com a Medalha Comendador Valentim dos Santos Diniz.
A população residente em Portugal aumentou pelo sexto ano consecutivo. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 31 de dezembro de 2024, a população residente em Portugal foi estimada em 10.749,635 pessoas, mais 109.909 pessoas do que em 2023.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo