“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

NOTÍCIAS
CPLP debate 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança em Genebra

A informação foi dada na abertura da sessão anual pelo secretário de Estado para as Relações Exteriores de Angola, Téte António, em seu pronunciamento em nome dos nove países de língua portuguesa no Conselho.

“Este ano, temos a honra de organizar um evento paralelo relativo aos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. Assim, gostaríamos de convidar a todos a participar. Aproveitamos a oportunidade para informar que, por ocasião destes eventos paralelos, teremos como palestrantes a alta comissária-adjunta, o ministro do Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil, a Ministra da Justiça, Assuntos Religiosos e da Família de Moçambique além de representantes do Fnuap, Unicef e Visão Mundial.”

O aniversário do tratado mais adotado da história universal foi oficialmente celebrado em 20 de novembro passado. O representante destacou que o bloco lusófono tem observado os instrumentos legais em favor da promoção e da proteção da criança.

Cooperação
“O alto nível de representação neste evento paralelo reflete o compromisso da CPLP com a promoção e realização dos direitos humanos, e a relevância conferida ao Conselho de Direitos Humanos ou mais amplamente ainda ao sistema internacional de direitos Humanos. A CPLP estará presente também no evento de integração na perspectiva dos Direitos Humanos sobre os 25 anos da Conferência de Pequim, além dos eventos relativos à Agenda 2030 e cooperação em relação aos direitos humanos.”

A Convenção da ONU estabelece princípios como direitos à sobrevivência, descanso, lazer, cultura, proteção contra a violência. Ele foi adotado pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989 e ratificado por 196 países e territórios.

No discurso, a CPLP recordou que implementa até o fim deste ano o Plano de Ação para a Juventude 2018-2020. As metas para o período devem ser alcançadas para áreas como saúde, educação, igualdade de gênero, redução da desigualdade, ação climática, paz, justiça e instituições eficazes. António destacou que em todas essas áreas há cooperação “em perfeito alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.” Em 2019, a organização celebrou o Ano da CPLP para a Juventude.

Vale lembrar que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove Estados-Membros – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Fonte: Mundo Lusíada

O ato solene comemorativo pela importante data de 22 de abril, “Dia do Descobrimento do Brasil” e da “Comunidade Luso-Brasileira” emocionou toda comunidade luso-brasileira presente. Também foi comemorado o 25 de Abril, pelos 50 anos da “Revolução dos Cravos. Tudo aconteceu no dia 21 de abril, domingo, na Comunidade Gebelinense, em Mairiporã, com início às 11h30. Acontecimento grandioso do nosso Conselho.
A Festa Portuguesa “Portas de Abril – Cinquentenário da Revolução dos Cravos” aconteceu no último sábado, dia 27, no Largo Mestre de Aviz Jardim Lusitânia, ao lado do Parque do Ibirapuera, na Capital, reunindo inúmeros lusos e seus descendentes, autoridades, com a organização do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em parceria com o CCLB e a Prefeitura de São Paulo, todos orgulhosos por esta importante comemoração.
O Museu Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal será inaugurado no dia 19 de julho, dia do aniversário do nascimento do homenageado (1885), numa cerimônia que deverá ser presidida pelo secretário-geral da ONU, Antônio Guterres.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo