“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

E através da gastronomia, das Festas Portuguesas, dos Eventos da nossa colônia portuguesa quero influenciar a minha própria família que formei, tendo como filha minha querida Thaysa e a como companheira de todos os momentos há 24 anos minha linda esposa Maycler. Na área profissional estudei Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi após intercâmbio na Chapman University – Califórnia – USA, sou Chef de Cozinha colaborador do Programa Santa Receita na TV Aparecida há cinco anos, fui Chef e apresentador assistente dos Programas Receita Minuto, Bem Família, Dia Dia da TV Bandeirantes por 8 anos, sou panificador a vida toda e supermercadista; trabalho duro, com vigor e otimismo! Valores adquiridos com a tradicional educação portuguesa que meu pai e mãe me passaram. Meu nome é Julio e muito me honra fazer parte deste tão conceituado Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.

Júlio Cruz
Chef de gastronomia e empresário

Para mim uma maneira muito simples de conhecer a cultura de outros países é através da gastronomia. E tive a oportunidade de 1989 e aos 12 anos ir com meus pais, irmãos e avós conhecer a Terra Natal de meus antecedentes. Minha família paterna é da região de Viseu, de uma aldeia que se chama Cerdeira e a materna é Trás Montana, de uma aldeia chamada Torre de Dona Chama.

Nos ano 50 meus avós migraram para o Brasil assim como tantos outros a procura de novas oportunidades; e aqui desembarcaram, e aos poucos e a poder de tempo, aumentaram a família. Progrediram na vida trabalhando muito atrás do balcão, ora no açougue, ora nas padarias e hoje em dia em supermercado.

Crescemos, fomos à faculdade, temos doutores na família, mas sempre soubemos o valor do sacrifício de nossos pais e avós para estudarmos e dar-nos o que melhor puderam. Em especial gostaria de dedicar uma homenagem à minha avó Silvina da Conceição, portuguesa, que faleceu no dia 29/10/2018 aos 93 anos no Tatuapé em São Paulo. Quero dizer que do lado paterno ela foi a força que sempre dirigiu a família, quem deu ânimo nos momentos mais difíceis; era ela quem sempre ia atrás de um “terreninho” para comprar e construir, era ela quem tomava a iniciativa dos negócios, quem deu apoio a todos quando o marido faleceu, que teve que se mostrar forte para nós quando o meu pai também faleceu. Deixou boas e doces lembranças aos que aqui ainda seguem seus ensinamentos. E nos deixou com bom ânimo para tocar a vida.

No tocante à gastronomia não há como resistir às delicias culinárias que há em Portugal; na aldeia do meu pai, por exemplo, temos o Cabrito com vinho, as Alheiras, o Sarrabulho e as Broas, já na aldeia da minha mãe temos a feijoada à Tras Montana e a Sopa de castanhas…delícias sem igual.

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo