“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Missão
Missão

CCLB DESTAQUES

Missão
O Conselho procura sempre perpetuar a memória e as obras de portugueses, assim como de seus descendentes que, de alguma forma, tenham contribuído para nossa história, para nossa cultura. Neste primeiro mês do ano focamos a atenção para um dos poetas mais populares do Romantismo brasileiro, filho de português, o famoso Casimiro de Abreu, nascido em 4 de janeiro de 1839, cuja produção poética está reunida na obra "As Primaveras" (1859).
Desejamos a todos um Santo Natal e um Ano Novo repletos de realizações!
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB) realizou o último encontro de Diretoria de 2025, em 18 de dezembro, às 18h30, na sala de reuniões da Associação Portuguesa de Desportos, no bairro do Canindé, Capital.
O Prêmio Oceanos 2025 anunciou Silvana Tavano e Ana Maria Vasconcelos como vencedoras nas categorias prosa e poesia, respectivamente, na primeira quinzena de dezembro de 2025.
O número de passageiros do transporte aéreo no país deve fechar o ano com um recorde de 130 milhões de pessoas, ultrapassando pela primeira vez os valores pré-pandemia. E Portugal está entre os países com maior movimentação de passageiros com o Brasil em 2025.
Nosso Conselho, sempre firme em perpetuar a vida e a obra dos personagens de nossa história ligados à comunidade, destaca neste mês de dezembro a vida da famosa poetisa portuguesa Florbela Espanca. Ela nasceu em 8 de dezembro de 1884 em Vila Viçosa (Alentejo) e morreu, também, num dia 8 de dezembro do ano de 1930, em Matosinhos.
Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo