“Todo homem tem deveres com a comunidade”

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Opinião
Opinião

OPINIÃO

Opinião

Formação – Pedagoga e pós graduada em Psicopedagogia e Comunicação Áudio Visual.

Adriana Cambaúva
Comunicadora e psicopedagoga

“Feliz 2015 queridos amigos Luso-Brasileiros, vocês alimentam meu deslumbramento por anos de dedicação na TV e rádio apresentando e falando de Portugal. Fui apresentada para a cultura portuguesa através de minha querida avó Maria, filha de portugueses da região de Lisboa e meu encanto foi pelo paladar, saborosos doces e um cozido que só de falar me dá água na boca. As lembranças são tão sublimes que até hoje tenho um par de meias de crochê que usava com um tamanquinho preto que foi comprado na feira da minha cidade São Caetano do Sul, belo presente. Cresci na fé encaminhada por minha querida mãe, conheci e recebi por interseção de Nossa Senhora de Fátima uma graça: minhas filhas, Raquel e Rebeca foram igualmente abençoadas pela madrinha em seus batismos, celebrado pelo querido Frei Yves Terral (Frei Ivo) no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Há sete anos recebi um convite que mudou completamente o rumo da minha historia de vida. Um programa em parceria com o radialista renomado Martins Araújo, meu marido, apresentação e produção, responsabilidade de um novo desafio profissional no qual me joguei de cabeça. Portugal a partir desse momento começa a nascer efetivamente no meu dia a dia.

“Portugal dentro de Nós”, na rádio Trianon me aproxima de imediato das belezas e dos encantos, do sexto país mais belo do mundo, no meu cotidiano. As matérias de apreensão na época vislumbravam uma crise profunda na economia. Acompanhamos passo a passo o resgate do país com a troika. Aprendemos em parceirinha com os ouvintes, os meandros da intensa modificação dos rumos da economia e da política em Portugal. Anunciamos recentemente, a trajetória da retomada tímida da economia, que será crescente ,duradoura e sólida certamente. Conheci e admiro a determinação e força desse povo.

Falamos de futebol, campeonatos, a ascensão do Cristiano Ronaldo. Da nossa Portuguesa e seu legado, quanta aflição. Apresentamos novos artistas, shows, ciência, artes, tecnologia. Este ano só notícia boa, tomara….quanto assunto, para quem?

Para você amigo, que participa das associações, das instituições, que admira as coisas de Portugal, brasileiros e portugueses, na mesma equação. Nossa dedicação e carinho para divulgar toda a movimentação desta comunidade, tem presença especial e ímpar. Além da preservação da cultura e costumes, é um pleno convívio de aprendizado, em muitos aspectos.

Nosso querido presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Dr. Antônio de Almeida e Silva, faz uso da palavra para nossa satisfação em nossa programação com a missão de total comprometimento de visibilidade e desenvolvimento das ações que elevam a importância da entidade. Aprecio particularmente a promoção gradual de renovação. Às associações coube a promoção, divulgação, e convívio dos trabalhos, com amor coroam sempre as cores e sabores de Portugal em seus eventos….. Nós divulgamos.

Amo as coisas de Portugal, os portugueses e seus descendentes de uma maneira especial, admiro a importância desses laços eternos. Oriunda de pesquisas e reflexões aos movimentos das relações, percebo que permanecem intensos e calorosos, magnânimos na sua essência amadurecem a cada ciclo e crescem na satisfação do encontro.

O crescimento da renovação se baseará em novos projetos atualizados, isso é fato. As novas gerações indicam a busca de conteúdos modernizados Aos colegas da comunicação social um abraço especial, atualizam com qualidade as agendas. Enfim, os vínculos afetivos da minha infância foram potencializados com o acolhimento que recebi, esse amadurecimento me traz felicidade pelo número de amigos e amigas que hoje acompanham meu trabalho, meus pensamentos e ações cotidianas.

Agradeço imensamente a audiência.

Portugal dentro de nós é forte, é especial, é para sempre. O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo igualmente. Obrigada querida jornalista Maristela Bignardi do Conselho, falar sobre o que vai no meu coração, só aumenta meu compromisso, com o que há de melhor em mim. Um beijo especial às pessoas que farão o possível e o impossível para um bom ano, Portugal e Brasil precisam. Que a receita do bolo para alcançar a felicidade, tenha o sabor dos da minha avó, vocês já saborearam, é do mesmo lugar.

Beijos até sempre.”

Patrocinadores
Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo
Edifício "Casa de Portugal" Av. Liberdade, 602 - São Paulo/SP - Cep 01502-001 - Celular/WhatsApp +55 (11) 94513-0350 - Telefones +55 (11) 3342-2241 e (11) 3209-5270
www.cclb.org.br - cclb@cclb.org.br - Entidade de Utilidade Pública - Lei Estadual 6.624 de 20/12/1989 - Jornalista responsável: Maristela Bignardi - MTb. 10.204

Somos privilegiados pela herança lusitana e também por podermos contar com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que é o órgão que congrega nossa cultura viva em solo paulista. Pelo Conselho a história não se perde, porque uma das diretrizes da entidade é preservar e valorizar nossos usos e costumes que mantêm a tradição de nossa gente sempre presente nos festivais, no folclore, na música e na gastronomia. A ação do Conselho é defender um legado histórico e cultural inestimável.

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo